Com a proximidade do inverno, as temperaturas passam a ser menores, principalmente no sul do Brasil. Isso pode ajudar as pessoas que desejam emagrecer.

continua após a publicidade

A redução da gordura corporal está associada a uma conta simples. É necessário utilizar mais calorias do que ingerimos. É importante levar em consideração o clima nesse cálculo, considerando as diferenças observadas no organismo em dias de frio e calor.

Foi realizado na Holanda um estudo em relação ao gasto calórico de indivíduos que trabalhavam em escritório refrigerado pelo ar condicionado. O resultado demonstrou que em temperaturas mais baixas o gasto de calorias, mesmo em repouso, foi maior em relação às temperaturas mais altas. Quanto mais se baixava a temperatura do ambiente maior era o consumo de calorias dos indivíduos que participavam do estudo.

Em temperaturas mais baixas, o organismo necessita de maior gasto energético para manter sua temperatura constante, que por conseqüência estimula a utilização de gordura corporal.

continua após a publicidade

Isso também ocorre em condições de exercício. Atividades que são realizadas em dias frios são excelentes para estimular o organismo a “queimar gordura”, em função do aumento das necessidades energéticas.

Em casos mais extremos, é possível encontrar relatos de indivíduos que realizam exercícios em águas geladas, dessa forma passam a ter um gasto calórico extraordinário, já que a água pode ser até 25 vezes melhor condutor de energia em relação ao ar. Alguns atletas de alto rendimento realizam treinamentos em águas ligeiramente mais frias do que sua temperatura corporal, obtendo ganhos reais na perda de peso.

continua após a publicidade

Sistema Imunológico

Com a chegada do frio, estamos mais expostos às doenças oportunistas como resfriados, que normalmente se manifestam pela queda dos mecanismos de defesa do organismo.

Estudos revelaram que exercícios de alta intensidade podem reduzir a capacidade de defesa do organismo por aproximadamente 20 horas após a atividade. Já exercícios de nível moderado como corridas leves, normalmente fortalecem as defesas do organismo.

Durante dias frios procure evitar exercícios de alta intensidade, faça a opção por atividades moderadas que não causem grande fadiga no dia seguinte.

No passado, atletas de alto rendimento que participavam de provas de alta intensidade em dias de frio tinham muitos problemas com doenças oportunistas causadas pela queda do sistema imunológico. Dessa forma passaram a ser tratados de forma preventiva.

Em temperaturas mais frias é normal a queda de interesse pelos exercícios físicos, o aumento do desejo em ingerir alimentos ricos em calorias. A palavra chave é “determinação”. Mantenha seu programa de treinamento, aproveite a oportunidade que os dias mais frios podem proporcionar para sua saúde e bem estar.

Quer sugerir um tema ou fazer alguma pergunta? Escreva para malgauer@gmail.com. Até a próxima semana.