Alimentos queimam calorias?

Nos dias atuais estamos cada vez mais sedentários, utilizando-nos de elevadores, escadas rolantes, portões eletrônicos e carros confortáveis, de forma que gastamos menos energia para realizar as atividades do dia a dia. Essa realidade está levando ao aumento de peso, pois se estamos comendo mais e gastando menos, essa energia que sobra é armazenada na forma de gordura corporal.

Emagrecer só é possível quando há balanço energético negativo, ou seja, reduzir a ingestão de calorias e/ou aumentar o gasto de energia. A regra é comer menos e gastar mais. Sendo assim, será que existem alimentos que elevam o gasto energético e promovem perda de peso? Alguns indicam o uso de alimentos termogênicos.

O que são termogênicos?

Termogênicos são compostos que elevam o gasto de energia corporal através da produção de calor (termogênese). Existem teorias de que alguns alimentos poderiam provocar este efeito. Estes seriam as ervas e plantas como o café e especiarias como o gengibre e a pimenta, a hipótese é que aceleram o metabolismo e, desta forma poderiam aumentar a queima de gordura corporal e consequentemente baixar o peso.

Será?

Tomados em conjunto, estes ingredientes aparentam ter o potencial de produzir efeitos positivos, mas será seguro incorporar qualquer um destes ingredientes na alimentação em grande quantidade e conseguir baixar o peso? Nos estudos que foram publicados até o momento foram investigados os efeitos de mais de um composto em uma fórmula, ou seja, não são os alimentos e sim uma mistura com outros elementos, o que torna difícil definir sua ação exata, seja do gengibre, da pimenta ou do café e de seus componentes isolados como a cafeína no auxílio à redução de peso.

Conclusão

Ainda não se sabe se o efeito termogênico dos alimentos é suficiente para causar emagrecimento e não se sabe também quais são as doses ideais. Quando o alimento é transformado em um extrato que vem em cápsulas ou em pó, altas doses de componentes químicos são ingeridas e não há estudos suficientes que garantam o efeito ou a segurança destes produtos quando utilizados para redução de peso.

A maneira natural de promover o efeito termogênico é a atividade física. Devemos lembrar que nenhum alimento sozinho faz milagre, para obter efeitos positivos ainda vale a recomendação de uma alimentação equilibrada, atividade física regular e, sempre com a orientação de um profissional de saúde, especialmente o nutricionista quando o assunto é alimentação.