Dicas sobre alimentação nos rodeiam diariamente e têm origem de diversas fontes. Inúmeras vezes, as informações não contribuem com a saúde e ainda por cima não possuem comprovação científica. Novos conceitos de “dieta” saudável surgem à medida que cresce o desejo por alimentos e nutrientes capazes de acarretar em prevenção e controle de doenças ou sintomas, perda de peso e resultados estéticos. Contudo, orientações que enfatizem ingestão excessiva ou restrição de grupos ou componentes alimentares devem ser seguidas com cautela, pois, podem prejudicar a saúde.

continua após a publicidade

Os guias alimentares são pautados na ciência e nas dimensões sociais e culturais da alimentação. As diretrizes baseiam-se em combinações de alimentos capazes de fornecer os nutrientes necessários para promoção de saúde e prevenção de doenças, a fim de proporcionar melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade.

O Guia Alimentar para a População Brasileira vigente foi elaborado em 2006. O Guia preconiza que a alimentação saudável deve ser acessível, valorizar a variedade e as preparações alimentares usadas tradicionalmente, ser harmônica em quantidade e qualidade, naturalmente colorida e segura sanitariamente.

Os dez passos para uma Alimentação Saudável são orientações práticas sobre alimentação para pessoas saudáveis com mais de dois anos de idade:

continua após a publicidade

1.Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia.

2. Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais, tubérculos e raízes nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural

continua após a publicidade

3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches

4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana

5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação

6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Escolha aqueles com menores quantidades de gordura “trans”

7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas

8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio)

9. Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia

10. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.