Alimentação no Carnaval

Rumores de que a sensação musical do Carnaval de 2015 será a música intitulada “Gordinho Gostoso” parece um aviso para, novamente, tratar do tema obesidade. Não é de hoje que o excesso de peso é destaque no Carnaval, visto que desde 1933, elegem-se Reis Momo. A obesidade era um dos requisitos para o candidato, sendo que o Rei Momo mais pesado alcançou 220Kg. Desde 1997, a exigência de peso mínimo de 110Kg foi excluída, por entender-se os prejuízos e riscos que a obesidade traz à saúde das pessoas.

O excesso de peso está relacionado a inúmeras doenças crônicas, como pressão alta, diabetes e câncer, e deriva, basicamente, da maior ingestão de energia proveniente dos alimentos e bebidas do que o corpo é capaz de gastar. Sabe-se que o Carnaval é um período de festividades e de gasto energético alto para os foliões que sambam até amanhecer e que, nesse caso, energia vinda da alimentação é fundamental para manter o pique. Mas, nada impede que seus hábitos inadequados nessa época acarretem em danos para sua saúde. Alimentar-se com comida pouco saudável, como ricas em gordura saturada e sal, adquirida de vendedores ambulantes ou barraquinhas, por exemplo, além da grande quantidade de calorias, pode ser indigesta e levar à intoxicação alimentar, devido ao modo de preparo desconhecido e higiene e temperatura de manutenção não apropriadas para o alimento. Além disso, o excesso do consumo de bebidas que contém álcool pode levar à desidratação, queda no nível de glicose do sangue e à gastrite alcoólica aguda.

Sendo assim, é necessário manter a alimentação saudável, a hidratação e a atividade física também no Carnaval. Abaixo, seguem quatro dicas que podem fazer a diferença na hora de aproveitar a festa:

– Mantenha a regularidade dos horários das refeições e procure comer seis vezes ao dia. Comer pelo 2h antes de ir para a festa, ajudar a manter a energia. O equilíbrio e a qualidade também devem ser mantidos: pão integral, aveia, café com leite, arroz, feijão, salada, carne magra, frutas e iogurte são exemplos de alimentos saudáveis em qualquer ocasião. 

– A ingestão de frutas e hortaliças auxilia na hidratação e são ricos em antioxidantes. Assim, mantenha as três porções diárias de frutas, bem como de legumes e verduras, e o consumo à vontade de vegetais folhosos.

– Evite bebidas alcoólicas. No caso de ingestão, intercale com bebidas sem álcool, de preferência água. Mantenha a ingestão de dez copos de água por dia, no mínimo. Sucos de frutas e água de coco também são recomendados, pois, são ricos em vitaminas e sais minerais.

– Procure adquirir alimentos e bebidas em locais de venda com higiene e temperatura de conservação adequadas.

Aproveite o feriado e seja saudável!

Por Rubia Daniela Thieme

Nutricionista