Acabou o carnaval. E agora?

Bom dia, prezado leitor. Passado o período de festividades, é hora de voltar a rotina, retomar o trabalho, as atividades cotidianas e rever as metas e planejamentos do início do ano.
 Devido ao feriado prolongado e ao carnaval, muitas pessoas acabam exagerando no consumo alimentar e também de bebidas alcoólicas. Agora é o momento de refletir e dar uma atenção especial ao seu organismo. O carnaval acabou, mas como estão os cuidados com o seu corpo? Você tem cuidado da sua alimentação, praticado atividade física regularmente?

Chegou a hora de botar em prática e rever os planos de início de ano de melhorar os hábitos alimentares, de iniciar aquela academia ou outra prática de exercício físico, de perder os quilinhos indesejados, entre outros. Também vale associar as metas de voltar a estudar, fazer um curso que sempre teve vontade, buscar melhorar seu rendimento no emprego para conquistar aquela promoção.

Para que possamos conquistar nossas metas, é preciso ter dedicação e lutar pelos seus objetivos, mas, se o seu organismo não anda bem, fica mais difícil conseguir manter uma rotina mais puxada. Seu corpo é a “máquina” que te move, e, para funcionar bem, precisa estar em sintonia, por meio de cuidados de manutenção apropriados.

O nosso organismo precisa de uma série de nutrientes fundamentais para o funcionamento das nossas células, dos nossos músculos, do nosso sistema como um todo. Por isso, cuidar da alimentação é imprescindível para garantir uma melhor qualidade de vida, bem como a prática regular de exercício físico, lembrando que nosso corpo precisa se movimentar. Isso também contribui para melhorar a saúde, a disposição para outras atividades diárias, como trabalhar e estudar. Além disso, a atividade física influencia na absorção de nutrientes, o que permite que determinados alimentos proporcionem um melhor rendimento fisiológico do nosso corpo.

Como não podemos esquecer, muitas pessoas associam o carnaval ao consumo de bebidas alcoólicas, o que prejudica e dificulta muitas funções fisiológicas do nosso organismo. Por isso, neste pós-carnaval, vamos dar uma atenção especial ao nosso corpo, caprichando na hidratação e evitando uma ingestão ainda maior destes produtos, para termos uma recuperação adequada, retomando nossas atividades com maior rendimento mental, motor e fisiológico. Um grande abraço, e até breve!

Por Marcelo Hagebock Guimarães, profissional de Educação Física