Bom dia, prezado leitor. Dando continuidade ao nosso tema sobre cuidados em saúde, hoje vamos conversar sobre a diabetes mellitus (DM). Essa patologia pode se apresentar de duas maneiras predominantes, que comumente são conhecidas como DM insulinodependente e DM não-insulinodependente.

continua após a publicidade

Na coluna de hoje vamos apenas falar sobre o Diabetes Mellitus insulinodependente, pois vários aspectos devem ser levados em consideração, e os cuidados devem ser bem estabelecidos com os profissionais de saúde que o orientam.

Tal patologia ocorre quando o pâncreas, órgão responsável pela produção do hormônio insulina, reduz drasticamente ou cessa sua função na liberação deste ao organismo e a pessoa passa a necessitar de injeções diárias de insulina para reduzir a quantidade de glicose no sangue. Se você apresenta um quadro de diabetes, é fundamental que procure ajuda de profissionais especializados, principalmente do seu médico, para prescrever a dose e o tipo de insulina diária; de um nutricionista, para elaborar uma alimentação saudável e balanceada; e do profissional de educação física, para orientar um programa regular de atividade física.

O acompanhamento do seu médico e a realização de exames laboratoriais são fundamentais para definir o grau de comprometimento do seu organismo para assim ser estabelecido um plano terapêutico.

continua após a publicidade

É fundamental que os cuidados sejam devidamente seguidos, para evitar outras complicações, como problemas renais e cardíacos, diminuição da circulação sanguínea, principalmente nas extremidades do corpo (pés e mãos), diminuição da sensibilidade e, em casos mais graves, até mesmo um quadro de cegueira.

Procure alimentos com menor quantidade de açúcar e faça alimentações balanceadas, estabelecendo na sua rotina a prática regular de atividade física, mas lembre-se de sempre comentar qualquer alteração com seu médico, para que ele possa ajustar as doses de insulina adequadamente.

continua após a publicidade

Em casos de dúvidas sobre o seu tratamento, procure ajuda de profissionais da saúde para as corretas orientações e adaptações que forem necessárias. Procure fazer as atividades físicas sempre acompanhado por alguém da família ou um amigo e evite atividades de longa duração. Preste bastante atenção aos sinais do seu corpo. Eles são os indicadores de como está a sua a saúde. Até a próxima.