Você sabia que uma das maneiras mais importantes de protegermos o nosso organismo, desde o nascimento até a mais tenra idade, é através das mais variadas vacinas conhecidas e existentes? O que são as vacinas e por que eu devo me vacinar?
As vacinas são produtos biológicos que em sua preparação apresentam certos agentes (vírus ou bactérias) mortos ou de ação reduzida, estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos para aquela situação. A resposta do organismo, além de produzir anticorpos específicos para cada necessidade e proteger a pessoa de desencadear certas patologias, atua no sentido de desenvolver uma “memória imunológica”, a qual sempre que necessário irá responder rapidamente e de forma eficaz à ação do agente patógeno invasor, impedindo que a pessoa imunizada venha a ter certas doenças, como por exemplo, a poliomielite ou a hepatite.
É importante seguir as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde para proteger nosso organismo e mantermos nossa saúde contra certos vírus ou bactérias.
Através da correta dosagem e aplicação de determinadas vacinas em idades específicas, nosso organismo fica protegido contra uma série de intercorrências e doenças, as quais poderiam se instalar em nosso corpo caso não existisse essa importante proteção conferida pelo nosso sistema imunológico e estimulada por tais imunobiológicos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização, as vacinas devem ser aplicadas seguindo o calendário do Programa Nacional de Imunizações, em várias etapas da vida podendo ser aplicadas vacinas para prematuros, crianças, adolescentes, homens, mulheres, idosos e, ainda, as vacinas ocupacionais. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde, algumas vacinas são obrigatórias ou recomendadas para pessoas que irão viajar para diversas regiões e países do mundo, para proteção contra doenças específicas desses locais.
Você pode consultar os profissionais de saúde sempre que tiver alguma dúvida sobre o assunto, mas é bom ter sempre em mãos a sua carteira vacinal, pois ela deverá conter todas as vacinas aplicadas em sua vida. E isso além de facilitar o controle e o acompanhamento por esses profissionais, impede reaplicações desnecessárias.
Lembro ao amigo leitor que existem algumas vacinas fundamentais para prevenção de uma série de doenças, como as de: difteria, tétano, coqueluche, hepatites (A e B), sarampo, caxumba, rubéola, varicela, entre outras, que protegem o nosso organismo para que tenhamos uma vida mais saudável e com mais qualidade.
Mais uma vez, espero ter contribuído com dicas de saúde que sejam adotadas na sua vida, e deixo meu até breve!