A identidade dela está na folha

Cada um de nós pode ser identificado de várias maneiras. A mais segura delas é justamente pelas nossas digitais – isso mesmo, a ponta dos nossos dedos contém nossa impressão digital que nos diferencia dos demais seres do planeta.

Acabo de voltar de um país vizinho, onde realizamos uma visita à uma grande vinícola produtora de conhecidos vinhos tintos de qualidade internacional e lá pudemos descobrir que a identidade de cada tipo de uva está nas suas folhas. Por mais parecidas que sejam em alguns aspectos mais genéricos, são as folhas que contem o verdadeiro diferencial entre as uvas cabernet sauvigon, malbec, merlot e outros tipos mais ou menos conhecidos.

Avançando um pouco no tema, por mais que o tipo de folhas se mantenha praticamente o mesmo ao longo da vida de cada parreira de uva, cada safra acaba sendo um pouco diferente das anteriores, pois sofre a influência de diversos fatores, tais como temperatura, vento, quantidade de sol e de chuva e por aí afora.

A cada dia nós também somos expostos a tantas situações diferentes e nos modificamos um pouco em cada acontecimento destes. Algumas mudanças são desejadas e planejadas por nós, outras vem do ambiente externo e muitas vezes não são do nosso desejo, mas passam a fazer parte da nossa vida e exige nossa capacidade de adaptação. Quanto melhor for nossa capacidade de perceber e entender essas mudanças, melhor tende a ser nossa tomada de decisão, que refletirá diretamente nas escolhas que faremos a partir dessas mudanças.

Procure pensar em algo que tenha mudado em sua vida de uma hora para outra e que não havia sido planejado por você. Quando algo de novo acontece, modifica nosso comportamento e muitas vezes agimos (ou reagimos) de acordo com nossas experiências anteriores.

Alguns estudiosos apontam que grande parte das nossas ações diárias são inconscientes, ou seja, acontecem de maneira automática, sem que se quer tenhamos tido tempo de refletir para tomar a decisão mais adequada àquela situação. Quando colocamos atenção naquilo que estamos fazendo aumentamos nosso nível de consciência e melhoramos as possibilidades de bons resultados com nossas ações.

Se de fato alguns vinhos melhoram com o tempo é fato também que muitas pessoas melhoram também, pois passam a se conhecer melhor (autoconhecimento) e a fazer melhores escolhas (comportamentos que viram hábitos), se aproximando daquilo e daqueles que lhe fazem bem e se afastando daqueles e de tudo aquilo que lhe causa mal estar.

Bem estar e qualidade de vida são conquistas diárias, simples de serem realizadas, pois dependem da nossa capacidade de reconhecer que tipo de uva nós somos e que tipo de vinho poderemos produzir. Vinho na medida certa faz bem ao coração e à saúde! Apreciar a vida com moderação e realizar boas escolhas também! E você: o que vai fazer com sua vida hoje?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna