Um estudo realizado na Universidade de Campinas demonstrou que mulheres que praticam hidroginástica durante a gestação recebem menor quantidade de analgésico durante atividades de parto.
Foram avaliadas 71 gestantes. Desse número, 34 faziam hidroginástica 3 vezes por semana, durante 50 minutos.
Do grupo de 37 mulheres que não realizaram esse tipo de exercício, 24 delas solicitaram algum tipo de analgésico. Já do grupo que se manteve ativo durante a gestação, apenas 10 solicitaram o uso de analgésicos durante o trabalho de parto.
Segundo uma das responsáveis pelo estudo, Rosa Inês Costa Pereira, a melhora da condição física e psicológica da mulher contribui positivamente, além da sociabilização entre as gestantes, que aproveitam o momento para realizar trocas de experiências sobre o tema.
Além do resultado em relação à dor, o estudo demonstrou que o exercício físico realizado pelas gestantes não acarretava problemas nas crianças, como parto prematuro ou baixo peso. Essa sempre foi uma preocupação em relação às mulheres que se mantém ativas durante a gestação.
Além dos benefícios no parto, mulheres que praticam exercícios na gestação apresentam uma recuperação mais rápida. São inúmeros benefícios.
Você, gestante, converse com seu médico, procure uma academia que possua um programa específico de atendimento a gestantes e inicie um programa regular.