A ceia de Natal: três “S” para renascer

O Natal é tempo de celebrar o nascimento. Época em que refletimos sobre a vida e como a estamos conduzindo até aqui. Comemoramos, também o renascimento. O renascer de conceitos e de ações no cotidiano. Mas muitas ideias e práticas se iniciam no dia de Natal, a partir de seus símbolos e tradições, e podem ser continuadas durante o ano todo.

Dos simbolismos, uma das personagens natalinas marcantes é o Papai Noel! Entre as tradições, a ceia de Natal merece destaque especial! Sabe-se que o bom velhinho esbanja carisma em seus trajes vermelhos vestindo seu corpo avantajado. O excesso de peso do Papai Noel é notório! Mas, qual é a causa de sua obesidade? Serão os doces, guloseimas e refrigerantes, dos quais ele é responsável por propagandear e entregar às pessoas? Sua inatividade física durante o comando da fabricação dos presentes? Ou será que suas refeições diárias são baseadas na ceia de Natal? Ah, a ceia de Natal! Tão tradicional e invadida por alimentos e bebidas processados e ultra processados, repletos de sal, açúcar refinado e gorduras saturadas.

Brincadeiras à parte, sabe-se que o Natal é uma celebração importante para o cristianismo, que prega o amor ao próximo como um de seus ensinamentos morais. Impossível mencionar o amor sem lembrar dos atos de solidariedade, bem como, não é possível amar ao próximo sem que se construa para ele um mundo sustentável. Para tal, exige-se sabedoria! A ceia natalina é um ato simbólico de amor que centraliza na comida todo seu significado. Ao pensar a ceia de Natal, exercite a prática do que chamaremos de três “S”: Sustentabilidade, Solidariedade e Sabedoria.

Sustentabilidade: Prefira alimentos regionais. São saudáveis, mais baratos e favorecem a economia local. Prepare a ceia com produtos adquiridos em feiras de agricultores familiares e com alimentos orgânicos. É tempo de abundância, mas, evite o desperdício de comida e de água.

Solidariedade: Conhece alguém ou alguma instituição que necessite de auxílio para a ceia de Natal? Ajude na aquisição e preparo da comida. Que tal ajudar o ano todo? Auxilie na elaboração de ações para garantia do direito à alimentação adequada para todos.

Sabedoria: Agradeça pelo alimento e peça sabedoria para utilizá-lo em favor da saúde, sua e do próximo, e da sustentabilidade do mundo. A ceia saudável e sustentável pode ser o início de novos hábitos alimentares, os quais auxiliarão na manutenção ou alcance do peso saudável, promovem saúde e protegem de doenças, e podem colaborar para qualidade de vida, sua e do planeta! Feliz Natal!