Escrevo este artigo após finalizar mais uma importante sessão do Programa de Coaching de bem estar numa empresa aqui da capital do Paraná. As sessões estão sendo realizadas em grupo, onde convido as pessoas a dedicarem um tempo do seu dia de trabalho e da sua vida para pensarem e refletirem sobre as diferentes áreas que compõe sua vida.

continua após a publicidade

Destaco duas perguntas que fiz às pessoas no início da nossa conversa, onde os questionei sobre o seguinte:

Quem aqui não acessou o Google nas últimas 24 horas? “De pouco mais de 60 pessoas, apenas 2 não haviam acessado o famoso buscador”. Segunda questão: “Quem aqui reservou alguns minutos para refletir sobre seu próprio bem estar nas últimas 24 horas?” Apenas 1 pessoa levantou a mão confirmando isso…

É inegável pensar sobre o quanto que determinados comportamentos são automatizados por nós e sequer percebemos quanto eles acontecem em nossa vida. Relevante também pensar no quanto nós nos distanciamos de algumas coisas tão importantes para nós mesmos e também não percebemos isso com clareza, tamanha a agitação da vida moderna.

continua após a publicidade

Mudança de hábitos e adoção de comportamentos mais saudáveis passa essencialmente pelo autoconhecimento. Isso se dá na medida em que dedicamos um tempo para pensar e analisar o que temos feito com o tempo em nossos dias, escolhendo aquilo que realmente desejamos fazer mais ou menos em nossa vida.

Não existem receitas prontas nem tampouco regras a serem seguidas. Existem sim histórias e exemplos inspiradores, mas sobretudo, existem alguns desejos dentro de você mesmo que precisam ser cultivados, para que brotem e floresçam na intensidade que você quer. Essa visão de bem estar pode ser estabelecida e conquistada por todos nós.

continua após a publicidade

Ao final da sessão, um dos gerentes da empresa reforçou a pergunta, questionando as pessoas sobre a continuidade ou não desse programa. A votação foi unânime e todos decidiram pela continuidade. A empresa então abriu espaço para que um grupo seja atendido individualmente com coach de bem estar e isso nos faz acreditar que esse realmente seja um caminho a ser adotado pelas organizações de vanguarda, que desejam se tornar ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos, onde a saúde das pessoas seja um valor estratégico para a empresa, construído de forma individual e verdadeira. O bem estar está no centro da performance de qualquer negócio!

Detalhe: toda essa transformação em construção se deu com “apenas” três encontros, realizados ao longo de 3 meses. Nas palavras daquele visionário gestor: já percorremos um quarto do ano e o que você fez pelo seu próprio bem estar? Mais do que isso: e o que você vai fazer nos próximos meses que temos pela frente?