Desde o início da semana, o músico e compositor Waltel Branco está feliz feito um passarinho. A Universidade Federal do Paraná, através do reitor Zaki Akel Sobrinho, acatou o pedido do desembargador Ney José de Freitas e concedeu a Waltel o título de “doutor honoris causa”.

continua após a publicidade

A princípio, a entrega do “canudo de doutor” está marcada para setembro, mas até lá já se começa a especular a escolha do local onde Waltel Branco receberá a grande homenagem de seus conterrâneos, porque além de nossas fronteiras o maestro já tem o seu nome consagrado. O palco para o doutorado de Waltel só não pode ser pequeno, pois são muitos os amigos músicos que gostariam de prestar tributo ao mestre dos mestres. Seja no teatro da Reitoria ou no Guairão (bom se fosse na Pedreira Paulo Leminski), com certeza a cerimônia será transmitida o vivo pela E-Paraná, sob a batuta de Paulinho Vítola.

Ao reitor Zaki Akel Sobrinho os nossos aplausos, por ter guardado as palavras do desembargador Ney José de Freitas: “Para nós, paranaenses, a Universidade Federal é motivo de orgulho e poucos gestos são tão profundamente acatados, entre nós, quanto o reconhecimento que essa instituição confere àqueles que identifica como luminares nas Ciências e nas Artes. A sociedade do Paraná confia na sua universidade e aplaude as justas distinções que confere aos que prestaram serviços relevantes e que honraram, mundo afora, o nome do Paraná. Waltel é um doutor em música, que estudou, dominou e aperfeiçoou a técnica do violão, o instrumento musical mais querido do povo de nosso País. Reconhecer sua maestria é uma oportunidade rara de fazer justiça ao gênio brasileiro e à arte do Paraná”.

continua após a publicidade