Vestibular para uma vida

Não são muitos os que ainda defendem o vestibular como um abatedouro de corações e mentes. Ainda é imprescindível, reconhecemos, mas no futuro as provas deveriam simplesmente apresentar questões de iniciação para a vida. Física quântica, vamos exemplificar, está ao alcance de qualquer um. Queremos ver é o candidato a doutor interpretar um samba de breque fazendo ritmo com uma caixinha de fósforo.

– Truco, veio!

Quem não souber jogar truco, convenhamos, não tem condições mínimas de frequentar uma faculdade, pois é só o que se faz num diretório acadêmico, entre uma greve e outra. Brasileiro é louco por carros e futebol, isso todo mundo sabe. O que muitos vestibas não estudam são os fundamentos dessas duas paixões: trocar o pneu do carro numa noite de chuva e fazer uma embaixadinha sem deixar cair a gorduchinha, em dez toques.

Fritar um ovo é fundamental no vestibular da vida. Ao contrário do que um jovem de 16 anos imagina, essa questão é fundamental para morar sozinho: fogão, frigideira, escumadeira, espátula, óleo de cozinha, um ovo de galinha e sal. Acenda o fogão e ponha a frigideira para aquecer. Ponha no fundo da frigideira um filete de óleo. Quando a frigideira estiver bem aquecida, abra o ovo e despeje o seu conteúdo sobre o óleo. Polvilhe o sal em doses pequenas sobre o ovo. Quando o ovo tiver a aparência desejada, em termos de cor e textura da gema (aquela parte amarela, no meio do ovo; a outra parte se chama clara), desligue o fogão e, com o auxílio da espátula, retire o ovo da frigideira.

Entre outras tantas ciências, saber lavar uma cueca também seria de suma importância num rigoroso vestibular. Só não vamos tratar dessa questão aqui em público, pois roupa suja é uma lição para se lavar em casa.

********

Dante Mendonça está de férias. Vale a pena ler de novo suas crônicas.