Jaguara, o Animador de Velórios dos Campos Gerais, recebeu um convite tenebroso: nada mais, nada menos, do que organizar o velório festivo de Osama Bin Laden. A proposta veio de um novo produtor de cachaça de Morretes, interessado em lançar um novo rótulo no mercado: “Suor de Virgem”.

continua após a publicidade

Nomes de cachaça o Jagura conhece muitos (“Mé, assovio-de-cobra, gole, goró e branquinha. / Arromba-cueca, samba, roxo-forte e lindinha. / Essa-que-matou-o-guarda, trago, jacaré e boínha”.), mas tão bom como esse não bebeu nenhuma ainda. Por isso perguntou ao produtor de onde veio a ideia de um nome tão convidativo.

– Tirei de um livro do Stanislaw Ponte Preta. Com o título de “Choro vela e cachaça”, ele conta a história de um camarada que não tinha sido convidado pro velório do tio de um amigo onde foi servida a cachaça “Suor de Virgem”. Indignado, o camarada saiu à procura do sobrinho do extinto e, ao encontrá-lo, lascou a ameaça: “Eu soube que tinha `Suor de Virgem´ no velório do seu tio e você não me convidou. Mas num há de ser nada. Faço fé em Deus que inda morra alguém de minha família, que é pra eu gastar um desperdício de `Suor de Virgem´ e num convidar safado nenhum da sua”.

– E de onde veio a ideia de fazer um velório festivo para Osama Bin Laden? – perguntou ainda o Jaguara, desconfiado de possíveis implicações religiosas, políticas e raciais que poderiam estar enrustidas por trás dessa proposta com alto teor de nitroglicerina.

continua após a publicidade

– É uma questão de unir o útil ao desagradável! O útil é que estarei divulgando a minha nova cachaça durante uma das mais tradicionais festas brasileiras que é o velório. Enterro tem sempre cachaça. É para ajudar a velar o falecido e – como dizia o Stanilaw Ponte Preta – “só assim para aguentar a noite inteira com o ar compungido que o extinto merece”. Quanto ao lado desagradável, só lamentamos que a festa não possa ser realizada de corpo presente.

O Animador de Velórios dos Campos Gerais, a princípio, aceitou organizar o guardamento festivo de Osama Bin Laden. Dependendo apenas da escolha do repertório de piadas e de um amplo local, que muito provavelmente deve receber jornalistas do mundo inteiro. Conforme o desejo do patrocinador, a nova cachaça será servida com o imbatível torresmo do Bar do Antoninho, da rua Ângelo Sampaio, o acepipe que melhor se harmoniza com o “Suor de Virgem”.

continua após a publicidade

Quanto aos convidados especiais ao velório do líder da Al Qaeda, o senador Roberto Requião será convocado a fazer o discurso encomendando o corpo de Osama ao Diabo, o que já garante que o consumo de cachaça será uma enormidade.