Uma final para terminar em pizza

Como é de praxe no Brasil, a decisão em Lisboa da Liga dos Campeões, neste sábado, vai terminar em pizza. E vai terminar em pizza porque os dois times em campo frequentam a mesma pizzaria e quem já levou o caneco é cidade de Madrid.

Estandarte na prefeitura de Madrid.

Conforme escreveu o cronista Manolo Sanchis, do jornal madrilenho Marca, não dúvida: “O verdadeiro protagonista desta edição da Champion’s League não é Lisboa, nem suas belas avenidas e edifícios, nem os lisboetas com sua grande hospitalidade. Nem sequer conseguirá ser os hotéis da cidade e seus abusivos preços. Esta Champion’s caiu nos braços de Madrid graças à brilhante trajetória das duas equipes mais emblemáticas da cidade, que com suas justíssimas classificações deixaram sem argumentos a vizinha capital”.

O epicentro desse terremoto de emoções que vive a Espanha é Madrid, onde até na fachada do próprio prédio da Prefeitura se vêem, lado a lado, as bandeiras dos dois times. Os espanhóis estão fazendo desta inédita disputa – nunca uma só cidade se fez representar numa final – um milagroso momento para recuperar a auto-estima de um país avassalado pela crise econômica.

Além de Madrid, outro vencedor será o italiano Andrea Tumbarello. Proprietário do restaurante Don Giovanni, é o pizzaiollo preferido dos jogadores e técnicos, tanto do Real Madrid quanto do Atlético de Madrid. É tão apreciado pelas duas equipes que Cristiano Ronaldo e outros craques fazem questão de degustar suas pizzas nos vestiários, depois das partidas.

No primeiro dia em que Andrea Tumbarello foi levar um pedido no estádio Santiago Bernabéu, os guardas não entenderam como podia um entregador de pizza chegar num reluzente Porsche. Para os “blancos”, pizza Margarita com “jamón York”. Para os “rojiblancos”, coloradas tal e qual, formando faixas com “jamón ibérico”.

Neste sábado, portanto, a Europa não vai celebrar o campeão com bacalhau, como esperava Lisboa. A festa vai terminar em pizza, atesta o técnico italiano Ancelotti: “Don Giovanni é o meu restaurante favorito em Madrid”.