Tibagi, delícia do Brasil

Neste feriadão, feliz de quem viajou para Tibagi. Com a temperatura em torno de 24 graus, nesta sexta-feira gostaria de estar provando uma quirera com Margarida Mercer. E quem não gostaria? Uma delícia, Tibagi foi eleita a ?Melhor Cidadezinha do Brasil? pela revista Viagem e Turismo. A votação foi encerrada oficialmente no último dia 30. Tibagi foi eleita com 38% dos votos válidos. Mais de 20 mil internautas participaram da escolha.

A população de Tibagi vestiu a camisa e, com o apoio estratégico dos tibagianos pelo mundo – sim, o mundo faz divisa com Tibagi – a cidadezinha mais deliciosa do Brasil liderou a votação desde o início. Nos últimos dias da votação ela foi ultrapassada. Sem susto, nos minutos finais do pleito voltou ao alto do podium. Para tanto, não faltou empenho dos médicos Paulo Roberto Mercer e Carlos Alberto da Veiga Mercer: aquartelados em Curitiba, sob cobertores, passaram algumas madrugadas cabalando votos pela internet.

Tibagi ficou em primeiro lugar com 8.735 votos, 36% do total. Em segundo, Passa Quatro (MG) com 5.098 e em terceiro Gravatá (PE), com 3.186 votos. No total, 24.226 internautas participaram da votação.

Não foi coisa pouca. Trinta cidades disputavam o título de ?Melhor Cidadezinha? do Brasil?. A proposta da eleição foi lançada na edição de maio da revista. Uma das premissas para participar da eleição seria possuir menos de 50 mil habitantes e chamar a atenção pelos atrativos turístico.

O ar bucólico, as cachoeiras, a prática de esportes de aventura e a exuberância do sexto maior cânion do mundo em extensão territorial foram apontados como os principais motivos para que Tibagi participasse da enquete.

Segundo nos conta Paulo Roberto Mercer, soltando foguetes lá pelas bandas do Juvevê, a cidade só teve a liderança ameaçada duas vezes. Primeiro por Santo Amaro do Maranhão, que cresceu rapidamente nos primeiros dias e depois pela mineira Passa Quatro, que chegou a abrir 300 votos de diferença, faltando menos de dois dias para o término da eleição.

Com um toque de suspiro, em homenagem à ?Mercearia? de Tibagi, vai aqui uma antiga caricatura (1987) do saudoso Sérgio Mercer, o Barão do Tibagi, com uma antiga receita de família: o ?creme russo de Tia Matilde?.

Ingredientes – 6 colheres de açúcar / 6 gemas / 2 copos de leite / 1 colherinha de maisena / 200 gramas de ameixa preta sem caroço.

Modo de fazer – Numa panela alta, queima-se o açúcar e depois põe-se o leite fervendo até derreter todo o açúcar e cozinhar as ameixas. Em seguida, mistura-se a maisena com as gemas já peneiradas e junta-se com o resto da mistura, sempre mexendo até ferver. Arruma-se em taças com um toque de suspiro.