Tempo de embromação

Dando os trâmites por findos, agora só nos resta embromar até o último dia do ano. Nada mais temos a perder senão o que nos sobra do décimo terceiro e, a ganhar, os regulamentares quilos a mais.

O italiano Domenico De Masi deu o pontapé inicial com a teoria do “Ócio Criativo”, onde afirma que vivemos em uma sociedade onde o homem é um autômato sem tempo para desenvolver-se como um todo. A teoria do sociólogo evoluiu e hoje já existe um movimento contra a obsessão pelo trabalho ou pela produção, uma legião de adeptos da arte de embromar. São os profissionais da embromação: o chefe faz de conta que manda e o funcionário faz de conta que trabalha.

Pelo calendário gregoriano, faltam 19 dias para o fim do ano. Pelo calendário Maia, faltam apenas nove dias para o fim do mundo. De uma forma ou de outra, o bimbalhar dos sinos anuncia que, enfim, eis chegada a hora de tirar da gaveta as regras do perfeito embromador.

1 – Nunca ande sem um documento nas mãos. Pessoas com documentos em uma das mãos parecem funcionários ocupadíssimos que se dirigem para reuniões importantes. As pessoas de mãos vazias parecem que estão se dirigindo para a cafeteria. As pessoas com um jornal nas mãos parecem que estão se dirigindo para o banheiro. Sobretudo, leve algum material para casa, isso causa a falsa impressão de que você trabalha mais horas do que costuma trabalhar.

2 – Quando sua mesa está bagunçada, parece que você está trabalhando duramente. Empilhar documentos em cima da mesa não é o bastante. Ponha vários livros no chão. Os manuais grossos do computador são melhores ainda.

3 – Pareça impaciente e irritado, para dar ao seu chefe a impressão de que está realmente ocupado.

4 – Sempre deixe o escritório um pouco mais tarde, mas não muito. Passe na frente da sala do seu chefe quando estiver indo embora.

5 – Fale sozinho quando tiver muita gente por perto, dando a impressão de que você está agindo sob extrema pressão.

6 – Procure no dicionário palavras difíceis. Construa frases e use-as quando estiver conversando com o seu chefe. Lembre-se: ele não tem que entender o que você diz, desde que o que você diga dê a entender que você está certo.

7 – Lembre-se: o perfeito embromador bota o pé na jaca no final do ano. Quem faz planos para descansar é o obsessivo pelo trabalho.