Sentar ou não sentar?

Para que servem as cadeiras numeradas e personalizadas da nova Arena da Baixada? Sentar ou não sentar, eis a questão que está sendo discutida pela inflamada torcida do Clube Atlético Paranaense.

Talvez sofrendo um choque de civilização com a herança da Fifa, os sócios contribuintes do Furacão agora travam uma batalha de babuínos para reivindicar direitos adquiridos: os mais jovens acham que a cadeira é um objeto supérfluo, praticamente um estorvo para o verdadeiro torcedor; os mais idosos insistem que a cadeira foi feita para sentar, como de costume.

No dia seguinte em que voltaram para a nova Baixada, depois de um longo e tenebroso exílio, travou-se nas páginas do FaceBook uma polêmica das mais curiosas. As manifestações abaixo confirmam a tese de que, onde impera a intolerância, o inferno são os outros.

*******

– Me parece que o conforto oferecido pela nossa Arena está sendo confundido com o sofá da casa das pessoas. Não tiro o direito de quem paga e quer ver o jogo sentado no conforto. Mas minha sugestão é que o clube convide esses torcedores a mudarem seus assentos para as arquibancadas superiores. Vai dar muito pano para manga essa discussão ainda. (A. F. D. F.) 

– Na minha opinião, estádio de futebol não é teatro. Cresci vendo uma torcida que não para um minuto e ficou famosa por isso. Ouvir torcedores pedindo pra sentar. É uma barbaridade. Tem muita gente que faltou aula na baixada antiga. Não deixem nosso Caldeirão morrer, pelo amor de Deus! (E. F. B.)

– Alguém sabe se existe alguma regra para esse setor, que não permita ver o jogo de pé por ser um setor especial? Pelo que eu sei, só não é permitido subir nas cadeiras. Quando você vai em alguma balada ou um show, você paga 250 reais para ver o show sentado?(S.M.)

– Se tem cadeira é pra assistir sentado. Aqui é a Europa brasileira (P. L.)

– Quer assistir sentado, vai para arquibancada superior! Teve um senhor que falou pra mim que gastava 750 reais com três cadeiras e que por isso eu deveria sentar. Ou seja, se ele paga mais ele manda? Não cheguei a comentar que tenho nove cadeiras no estádio. (R. O.)

– Acho ingenuidade quem imaginou que o setor mais caro do estádio, composto grande parte por torcedores que cansam ou já assistiram mais jogos em pé do que temos de idade, iria servir para assistir aos jogos em pé, ainda mais tendo ótima visão do campo sentado. (V.T.B)

– Ao meu ver, o novo setor foi feito para quem tá abonado e quer ter conforto. Ou seja, ficar sentado. Independente se for superior ou inferior. Por isso as cadeiras novas, espaço interno para circulação e outras facilidades. Eu acho um desperdício pagar 250 reais e ficar em pé, sendo que posso pagar 150 reais e ficar em pé da mesma forma. (M. R. F.)

– O direito de um termina quando começa o do outro. Discussão que nunca chegará a um final porque todo mundo só vê o seu direito, nunca o dos outros. (T. V.)

– Quer sentar, fica em casa! (Machado Neto)

– Volta velha baixada! Pão com bife, espeto de gato e cerveja! (Machado Neto)

– Assisto sentado, com uma bela visão do campo. Apoio o time, canto as músicas. Agora me expliquem: por que isso incomoda tanto? Tem muita gente tentando entender aquelespobres mortais que usam uma cadeira para sentar. (Eduardo Tigrinho)

– É questão de cidadania! Respeito ao próximo! Viver em sociedade é respeitar o direito alheio! Quer ver o jogo em pé, vai pra onde não atrapalha ninguém! (R. B.)

– Eu acho que quem quiser ficar em pé fica, quem quiser sentar senta, e se der conflito de interesses marquem um combate fora do estádio e se matem. (H. S.)