Em comemoração aos 200 anos da vinda da coroa portuguesa para o Brasil, Guarapuava vem promovendo uma série de eventos referentes à Família Real e à conquista dos campos guarapuavanos, uma saga que abriu caminhos rumo ao Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina.

continua após a publicidade

Como parte da programação, estaremos hoje no auditório da Unicentro para a conferência com o escritor paranaense Laurentino Gomes. Em seguida, no mesmo local, acontece uma sessão de autógrafos com o autor do best-seller 1808, juntamente com o livro Banda Polaca, deste cronista.

“Guarapuava no contexto da vinda da Família Real ao Brasil” tem a assinatura da Academia de Letras, Artes e Ciência de Guarapuava, Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e da Prefeitura Municipal. O evento começou no dia 21 de agosto, no Salão Nobre das Faculdades Campo Real, com a conferência de dom Bertrand de Orleans e Bragança, herdeiro da Família Real Brasileira. A programação contou ainda com um concerto musical, jantar de culinária portuguesa e apresentações teatrais.

Foi também realizada na Assembléia Legislativa, em Curitiba, uma sessão solene para discussão sobre a história da colonização. O deputado Fernando Carli Filho lembrou na ocasião que a conquista dos Campos de Guarapuava, que abriu os caminhos para Sul, foi uma decisão estratégica da Coroa Portuguesa para validar o Tratado de Madri numa porção antes dominada pela Espanha: “A História do nosso Estado é muito rica e está intimamente ligada à História do Brasil. Tanto que a conquista dos Campos de Guarapuava se deu logo à chegada de d. João VI”.

continua após a publicidade

De fato, em 5 de novembro de 1808, o Príncipe Regente Dom João remeteu do Rio de Janeiro para a Capitania de São Paulo uma correspondência com a seguinte ordem: “…declarada guerra aos índios dos Campos Gerais do Coritiba e dos Campos de Guarapuava”. O argumento da Coroa é que os bugres não permitiam o povoamento de suas terras e nem o trânsito de sua gente.

A convite dos organizadores, uma pequena comitiva de jornalistas e artistas de Curitiba viajou rumo a Guarapuava para a palestra do escritor Laurentino Gomes e ao lançamento local do livro 1808. Quanto ao meu livro A Banda Polaca, dentro da comemoração dos 200 anos da vinda da coroa portuguesa, é uma homenagem do evento aos imigrantes poloneses que ajudaram a desbravar os campos guarapuavanos.

continua após a publicidade