Rua Professora Sandália Monzon, 210

São tantas as greves no Centro Cívico que no Bar do Popadiuk muita gente está torcendo para o ex-presidente Lula vir morar em Curitiba.
– Na qualidade de dirigente sindical, grevista, morador com atestado de residência ou hóspede da Polícia Federal? – perguntou um dos advogados daquela confraria, gente que gosta de tudo explicadinho nos mínimos detalhes.

– Depende! – respondeu o cientista político Tadeus Nulowski, um dos mais antigos fregueses do Popadiuk – Como ex-dirigente sindical de consagrada competência, ele muito poderia contribuir para a greve dos professores e outras paralisações que devem acompanhar o calvário de Beto Richa neste segundo mandato.

– No que o Lula poderia contribuir, professor?

– Além de fornecer algumas cestas básicas para a merenda dos alunos das escolas estaduais, Lula poderia ensinar ao governador Beto Richa todas as manhas de um verdadeiro líder popular: acender uma vela a Deus e outra ao diabo; dar o dito por não dito; jogar conversa fora; fazer chover no molhado; não dar ponto sem nó; botar água na fervura; cumprimentar com o chapéu alheio; não botar prego sem estopa; atirar no que vê e matar o que não vê; abracar o mundo com as pernas; amarrar o burro onde o dono do burro manda; não confundir alhos com bugalhos; fazer ouvidos de mercador; provocar tempestades em copo d’água; dar tratos a bola; enxugar o gelo; reconhecer onde a porca torce o rabo; ensinar o padre a rezar missa e, principalmente, dar um nó cego em pingo dºágua.

– Se a voz do povo é a voz de Deus, professor, o que está acontecendo com o Paraná?

– Num estado rico como o nosso, todo o Brasil está vendo o Beto Richa se exibir com calça de veludo e a bunda de fora!

O professor Doutor já ia longe com a sua tese de que o chanceler Otto von Bismarck não só tinha razão ao afirmar que o povo não dormiria tranquilo soubesse como se são feitas as leis e as salsichas, como também os discursos de políticos só servem para encher linguiça, quando o polaco Stacho interrompeu a peroração:

– Momento! Questão de ordem, professor Nulowski! Antes de qualquer outra coisa, vamos voltar ao assunto inicial e botar em votação a lista de endereços de onde o Lula poderia morar em Curitiba!

O que se seguiu foi um furdunço dos mais acalorados que já se ouviu no Bar do Popadiuk. Nem mesmo em dias de Atletiba o Bigorrilho sentiu tão altos decibéis. Alguns engradados de cerveja depois, a lista de endereços do Lula em Curitiba retratou o atual quadro de avaliação do governo Dilma Rousseff. Os números são parecidos com a última pesquisa Data Folha, com margem de erro de 0,2% para mais ou para menos.
Onde Lula deve morar em Curitiba, foi a pergunta colocada em votação no Bar do Popadiuk:

– Batel: 23%

– Boqueirão: 32%

– Santa Cândida: 44%

– Não sabe/ não respondeu: 1%

Entre os fregueses que votaram no bairro de Santa Cândida, 99% deles indicaram inclusive o que seria o futuro endereço de Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba: Rua Professora Sandália Monzon, 210.