O rodízio de carros entrou em vigor em Paris. A medida extraordinária é uma resposta ao nível excepcional de poluição na capital da França. Apenas os veículos com placa de final ímpar poderão trafegar por Paris e seus 22 municípios limítrofes.

continua após a publicidade

Enquanto isso em Curitiba, onde a questão de urbanismo não pode ficar a reboque das grandes metrópoles, no mesmo dia criamos o rodízio de malfeitores, criminosos e corruptos. Numa só canetada, o juiz Sérgio Moro autorizou a transferência de 12 presos da carceragem da Polícia Federal, em Santa Cândida, para presídio estadual de Pinhais. O pedido de transferência foi feito na sexta-feira passada pela Polícia Federal, que disse que “já está ficando inviável” a quantidade de presos na sede.

Pelo porte dos tubarões que entraram no sistema de rodízio prisional e pela quantidade de malfeitores federais e estaduais, é de se esperar que o município de Pinhais entre para a mídia nacional, com dezenas de repórteres fazendo plantão na porta da cadeia. Consequentemente, o comércio local vai sair ganhando e o prefeito já deve estar contando com o significativo aumento na arrecadação.

O próximo passo em Curitiba é criar o rodízio de militantes partidários nas redes sociais da internet, com objetivo de tentar despoluir os grupos de discussões. Além disso, o rodízio político partidário também seria estendido aos bares da cidade, pois está cada dia mais emburrecedor o nível das conversas de botequim.

continua após a publicidade

Dentro do escalonamento, petistas com o nome de iniciais A, C, E, G, I, K, L. N, O, Q, S, U, X só podem entrar e frequentar bares ou páginas do Facebook nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados. Tucanos às segundas, quartas e sextas. Os domingos serão reservados ao descanso da alma e da santa paciência.

*********

continua após a publicidade

Dante Mendonça está de férias. Vale a pena ler de novo suas crônicas