Deus, numa segunda-feira, criou Curitiba. Pelo menos assim pensam os curitibanos, conforme texto não assinado que recebi pela internet. Com parques, praças, muito topete e gente devagar no trânsito. Achou monótona e então, na terça-feira, criou o inverno. Com sua névoa, cachecóis e um bom vinho. Mas achou o frio muito triste.

continua após a publicidade

Na quarta-feira Deus criou a primavera, florida e colorida para enfeitar os parques e praças. Não satisfeito, Deus a achou bucólica demais e na quinta-feira criou o verão, alegre e saudável, para fazer os curitibanos sorrirem. Bom estava, mas achou a estação muito seca e, na sexta-feira, criou o outono. Farto e ameno, uma delícia. Então Deus achou tudo muito distante, e no sábado misturou tudo. Fez o inverno, a primavera, o verão e o outono reinarem no mesmo dia em Curitiba.

E no domingo Deus descansou…

Na verdade caiu de cama, pois não sabia que tinha acabado de criar a gripe, a rinite e o resfriado.

continua após a publicidade

****

Quando Deus criou o mundo, Ele não tinha a menor idéia das tantas doenças que iriam surgir, além de gripe, rinite e resfriado. Recentemente, o engenheiro de sistemas dos Estados Unidos, Ahmad Anvari, comprovou que existem mais de 25 enfermidades insólitas ligadas ao trabalho ou hobbies.

continua após a publicidade

Uma delas chama-se ?cotovelo de passeadores de cachorro? (dog walkers elbow), mencionada pela primeira vez em 1979 no New England Medical Journal, e se refere à dor causada pela tensão constante no braço de quem conduz um cachorro pelas ruas. Transtorno semelhante é o ?cotovelo de pescador?, a inchação dolorosa do ombro e do cotovelo de quem passa horas e horas sacudindo uma vara de pescar na beira do rio (New England Medical Journal, 1981). Já a ?bursite de polícia? é causada pelas horas e horas que um policial passa caminhando, de um lado para outro.

A lista continua. Outra profissão que causa muitas doenças, poucos reconhecem, é a ?síndrome de dona de casa? (houswifitis). São sintomas nervosos provocados pela dedicação excessiva ao lar, doce lar. No outro lado da mesma moeda aparece a ?síndrome da mulher que trabalha fora?: fadiga, irritabilidade, dor de cabeça, e diminuição da libido pelo esgotamento causado pela profissão. É um interessante paradoxo: a mulher, dentro ou fora da cozinha, não está livre do fantasma do estresse.

E já que estamos falando de estresse, entre outras possíveis causas tem uma que é insólita. Trata-se da ?síndrome do marido aposentado?. Os sintomas: tensão, dor de cabeça, depressão e ansiedade que aflige a mulher de um marido que acaba de se aposentar. Depois de tantos anos ?casados com o seu trabalho?, os homens aposentados produzem um efeito extraordinário na saúde de suas companheiras. E a causa é bastante simples: de um dia para outro, o casal passa a conviver 24 horas sob o mesmo teto.

A lista de Anvari inclui também curiosidades dermatológicas. A ?toilet seat dermatitis? leva todos os prêmios. É a irritação na bunda de quem passa muito tempo lendo no banheiro. ?creditcarditis? é outra moléstia que ataca a bunda, causada pela compressão nos glúteos de quem fica sentado muito tempo com um maço de cartões de crédito no bolso traseiro da calça.

****

Se a gripe, a rinite e o resfriado já não são suficientes, esta lista de raras doenças é de grande valia para enforcar o trabalho. Podem não convencer, mas são reais.