Receita de peru com uísque

Uma das tradições natalinas que está em extinção é o tradicional peru na ceia de Natal, agora substituído pelo industrializado chester, o frango com melhoramento genético. O peru é muito duro, argumentam, sem levar em conta que um dos segredos para amaciar a sua carne é fazê-lo beber algumas doses de uísque e, quando o peru estiver bem calminho, abater o bicho. Sendo uísque do bom, é tiro é queda: o peru e o cozinheiro vão ficar bem felizes.  

Ingredientes: uma garrafa de uísque (uísque paraguaio deixa a carne uma pedra); um peru de aproximadamente 5 kg; sal, pimenta e cheiro-verde a gosto; 350 ml de azeite de oliva (se for virgem, que seja virgem mesmo!); 500 gr de bacon em fatias; nozes moídas.

Modo de preparar: envolver o peru no bacon e temperá-lo com sal, pimenta, cheiro-verde, a gosto. Sirva-se de duas doses de uísque. Massageie o peru com azeite. Pré aquecer o forno por aproximadamente dez minutos. Sirva-se de uma boa dose (caprichada) de uísque, enquanto aguarda. Colocar o peru em uma assadeira grande. Sirva-se de mais três doses de uísque. Azustar o terbostato na marca trezz e zebois de unzzz zinte binutos, botar para assassinar… digu, para azzzar. Derrube mais uma dose de uísque. Zepois de beia hora, formar a abertura e controlar a asssadura do pato. Servir uma dose de uísque pro santo. Tentar zentar na gadeira, servir-se de uooooootra dose zarada de uísque. Cozer (?), costurar (?), cozinhar (?), sei lá, dane-se o breu! Sirva-se de mais duas doses de uísque. Deixááá o trombolho no vorno por umas quatro horas. Tentar retirar a josta do beru. Mandar mais uma boa dose de uísque pra dentro da garganta e tentar novamente tirar o sacana do beru do vorno, porque na primeira deenndadiiiva dããão deeúúúú zzzeeeerto! Begar o beru que gaiu no jão e enxugar o cretino com o bano de jão e cologálo numa pandeja ou qualquer outro tareco, bois, avinal, cês nem gossssssssta buito dessa gororoba! Bronto! Agora, como saideira, servir o galináceo com uma bedrinha di gelo!