Quando o frio faz doer os ossos, gaúchos, catarinas e paranaenses começam uma peleja que fez esquentar o tempo no Brasil Meridional: “Qual a cidade mais fria do Brasil?

continua após a publicidade

Vacaria! – apostam os gaúchos. Lá nos confins, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Vacaria é nossa velha conhecida, desde os tempos em que os tropeiros dos Campos Gerais levavam o nosso mate para Viamão e na volta conduziam o gado para Sorocaba. Aqueles pagos eram conhecidos como “Baqueria de los Pinhales” (Vacaria dos Pinhais), assim dito em castelhano porque os missionários jesuítas deixavam o gado se criar solto, trazido das Missões. Conforme proseiam na “Porteira do Rio Grande”, a maior nevada até hoje vista no Brasil aconteceu na “Baqueria de los Pinhales”, no ano da graça de 1879. Nos dias 7, 8 e 9 de agosto, a neve chegou a dois metros de altura, enterrando o gado que só ficou com os chifres de fora.

Mesmo sem nenhuma fotografia para provar que a neve de 1879 deixou o gado só com os chifres de fora, os vacarianos insistem em defender o título de cidade mais fria do Brasil com um ou dois parágrafos de um velho alfarrábio. Registro que não é levado a sério pelos estudiosos de São Joaquim, considerando-se que os gaúchos são os grandes ficcionistas da literatura brasileira.

São Joaquim! – apostam os catarinas. A cem quilômetros de Vacaria, na serra catarinense não faltam retratos para provar que a maior neve da história do Brasil aconteceu em 1957, quando a friagem teria chegado a 14 graus negativos. Entretanto, não há registros oficiais. Mas, de fato, a nevada de 57 foi tão severa que deixou São Joaquim isolada, sem ter um grão de feijão para comer com carne seca. O socorro veio de Curitiba, quando cinco aviões jogaram fardos de mantimentos sobre São Joaquim, Urupema e Urubici, o triângulo das neves de Santa Catarina.

continua após a publicidade

Que nos desculpem os vizinhos do Sul, entrementes o Paraná pede passagem para inscrever General Carneiro ao título de cidade mais fria do Brasil. Na região Sul do Paraná, embutida no mapa de Santa Catarina, General Carneiro registrou a temperatura mais baixa do Brasil em julho de 2010. Durante a madrugada, os termômetros marcaram -5,9 º C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), temperatura mais baixa do que São Joaquim (SC), onde a temperatura chegou a -4,9 ºC. 

Saibam os gaúchos e catarinas, graças à gelada General Carneiro o planeta ainda vai neutralizar esse tal de aquecimento global.

continua após a publicidade