Era sábado, 10 de maio, um dia cheio de sol e luz. A partir das 5 da tarde começaram a chegar à Plaça de la Vila de Gràcia os primeiros Gegants, bonecos imensos, perfeitamente proporcionais, vestidos conforme sua tradição na composição humana do bairro de Gràcia e de Barcelona inteira.

continua após a publicidade

Era a nona Trobada de Gegants de Gràcia (Desfile dos Gigantes de Gràcia), que acontece a cada dois anos com apoteose na praça, que é o coração do bairro. Parecia escola de samba brasileira, com o Concurs de Balls de Gegants  (Concurso de Baile de Gigantes) e os casais fazendo evoluções ritmadas, ao som da música ao vivo, na frente dos jurados postados na sacada da Intendencia. Deu de tudo, da origem ao ofício e ao costume: casal pré-histórico, romano, sultão, japonês, marinheiro, acendedor de lampião, mulheres com mantilhas rendadas e muito mais.

Foi uma verdadeira festa comunitária, com famílias inteiras acompanhando o desfile e dançando junto com os bonecos no meio da praça que, horas antes, foi palco das produções locais, da gastronomia ao artesanato. Foi a saudação à primavera que começa a se instalar por aqui, com suas flores e sua alegria.

continua após a publicidade