Previs

O último cabalista do Brasil Meridional prevê o futuro com o mesmo método e inspiração de um antigo cartomante e mestre cervejeiro alemão que viveu no século 16, em Heidelberg: ele joga 12 tampinhas de cerveja – da mesma forma como se jogam
búzios – e, depois de beber todas as 12 garrafas, revela o que será do nosso destino.

Como fazemos anualmente antes de entrar em férias (até fim de janeiro), fomos encontrar o último cabalista do Brasil Meridional em torno de uma bacia de camarões “abissais”, na pequena enseada da “Caixa d’Aço”, em Porto Belo, o paraíso catarina. A consulta cabalística é sempre realizada no bar flutuante “Balanço do Mar”, ancorado em meio a uma desfrutável criação de ostras e mariscos.

Pergunta – As perdas na agricultura do Paraná podem levar vários prefeitos a decretar estado de emergência nos próximos dias. Municípios no norte do estado estão entre os mais atingidos. Em 43 dias choveu apenas 25 milímetros. Há três anos o senhor vem prevendo para janeiro um misterioso aquecimento solar, o Efeito Piauí , que provoca a fuga em massa da população para Guaratuba, Caiobá e Matinhos. Isso vai se repetir, apesar do estado de petição de miséria das nossas praias?

Último Cabalista – Sem dúvida, e é o que está acontecendo. Porém, só o proletariado não consegue fugir para o litoral. Com a marola do Lula, o mar não está pra peixe, lagosta menos ainda: a queda das ações da Petrobras deixou o povão com recursos contabilizados apenas para se refrescar nas cavas do Iguaçu.

Pergunta – Sua previsão era de que não iria ter Carnaval em Curitiba. Este fevereiro será igual àquele que passou?

Último Cabalista – Foi o que eu disse e volto a afirmar: não vai ter Carnaval em Curitiba em 2009, e ponto!

Pergunta – Vamos repetir outra pergunta do ano passado; vai nevar em Curitiba no dia 17 de julho?

Último cabalista – Só Ele sabe. Mesmo assim, tudo vai depender das coligações climáticas no Palácio das Araucárias. Esse governo só não faz chover. O resto é possível.

Pergunta – O vice-governador Orlando Pessuti comemora o anúncio de que a Copa do Mundo de 2014 terá doze sedes. A inclusão de Curitiba, que já era quase certa quando o número era de uma dezena, agora é uma realidade. Com isso, Pessuti tem condições de ser o candidato do governador Roberto Requião e inaugurar o metrô?

Último Cabalista – (abrindo mais uma cerveja e uma panela de ostras ao bafo): Perfeitamente. Orlando Pessuti é o candidato de Requião à presidência da Federação Paranaense de Futebol. Quanto ao metrô, só tenho certeza que a boate Metrô, na Cruz Machado, será reinaugurada para a Copa de 2014.

Pergunta – No ano passado você previu que Beto Richa se reelegeria no primeiro turno. Agora, qual o grande desafio do prefeito?

Último Cabalista – Pela posição das tampinhas de cerveja e pela espessura e tonalidade da espuma no copo, o prefeito vai ter que criar uma secretaria especial para tratar apenas do senador Osmar Dias. Será mais fácil inaugurar a Linha Verde, de cabo a rabo, do que botar as barbas do irmão de Álvaro Dias de molho.

Pergunta – E o que as tampinhas de cerveja reservam para o governador Roberto Requião?

Último Cabalista – A vida é bela. Muitas cavalgadas na Granja do Canguiri, viagens para Foz do Iguaçu, Paris e Argentina, além de sombra e água fresca, pois este será o penúltimo verão do governador na Ilha das Cobras.

Pergunta – Outras previsões para 2009.

Último Cabalista – O Coritiba comemora 100 anos, o Atlético vai lutar para fugir do rebaixamento, o Paraná Clube joga com o Figueirense e a Carla Bruni vai voltar ao Brasil, acompanhada daquele tal de Nicolas Sarkozy. De resto, só tenho uma certeza, e espero que a sorte das tampinhas não nos falhe: no final de 2009 estaremos aqui reunidos outra vez, jogando 12 tampinhas de cerveja (da mesma forma como se joga búzios) para depois beber todas as 12 garrafas bem acompanhadas de camarões abissais.