Presente de Natal no Passeio Público

Porque hoje é sábado, o Passeio Público nos aguarda com um esperançoso presente de Natal para a cidade. Depois de marchas e contramarchas (como se dizia nos áureos tempos do João de Pasquale), dois pequenos trabalhos de lataria e pintura foram feitos no parque do coração da cidade.

Não é exatamente o grande Projeto de Requalificação do Passeio Público – o plano diretor, uma coletânea de ideias a serem executadas dentro das possibilidades financeiras da prefeitura -, conforme foi finalizado pelo Ippuc, a “Sorbonne do Juvevê”.  O que veremos na manhã desse sábado é apenas um ensaio de iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente, com o secretário Renato Lima dando o pontapé inicial para a ampla remodelação que os fiéis frequentadores aguardam com certa impaciência. Os mais de mil metros da pista de caminhada do Passeio Público receberão pavimento novo e a Ilha da Ilusão (onde o poeta Emiliano Perneta foi coroado o Príncipe dos Poetas Paranaenses) teve sua ponte pênsil restaurada.

Há muitos anos sem uso por falta de manutenção, a ponte pênsil ganhou cabos de aço novos e revisão do piso e engrenagens. Enfim, poetas ou não, todos os curitibanos têm agora acesso seguro para a Ilha da Ilusão, localizada dentro do Passeio Público, que recebeu também obras de paisagismo, recuperação da fonte, limpeza e reposição de pedriscos. Outras benfeitorias veremos na pista utilizada para caminhadas e corridas. Os mais de mil metros lineares, que representam 6 mil metros quadrados, receberam novo revestimento, melhorando a acessibilidade do local.

As duas intervenções são os primeiros passos para a implantação do Projeto de Requalificação do Passeio, cujos trâmites aguardam agora que a Câmara Municipal defina a data da audiência pública que irá dar início ao curso normal do projeto.

Enquanto isso, os frequentadores e simpatizantes do Passeio Público podem brindar o final do ano com a missão cumprida: o movimento pela sua ocupação e remodelação é uma vitória para o futuro de Curitiba.