Emmanuel Publio Dias é professor e vice-presidente corporativo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Especialista em marketing político e motoqueiro (“harleyro”, melhor dizendo), apesar de trabalhar em São Paulo continua morando em Curitiba, no vai e vem.
– Os marqueteiros costumam uniformizar o discurso dos candidatos?
Emmanuel: O que fazem os marqueteiros, eu não sei. Os profissionais de marketing político podem, sim, uniformizar o discurso, pois usam os mesmos instrumentos de aferição (pesquisas). Talento e qualidade do candidato fazem a diferença
Pergunta: Zé Bonitinho ganha eleição?
Emmanuel: Não, mas ajuda.
– De zero a dez, qual é o peso da rejeição que um candidato carrega nas costas?
Emmanuel: Mais importante que a rejeição ao candidato é a desaprovação do mandato ou administração. Se o percentual de “ótimo/bom” for igual ou menor que o de “ruim/péssimo”, vai ser difícil para o candidato.
– Tecnologia de última geração faz a diferença no horário gratuito da televisão?
Emmanuel: Tecnologia é o mais fácil, mais barato, mais acessível. Talento e criatividade fazem a diferença.
– Um assunto que estraga o fim de semana?
Emmanuel: A moto na oficina.
– Qual é o melhor defeito de Curitiba? E a pior qualidade?
Emmanuel: Melhor defeito: o trânsito. Pior qualidade: pizzas baratas.
– No Paraná, onde você faria um piquenique?
Emmanuel: Já fiz, nos parques de Curitiba.
– Qual a melhor vista de Curitiba, do ponto de vista de quem anda a pé?
Emmanuel: A rua onde moro, Fernando Amaro, Alto da XV
– Um tipo inesquecível?
Emmanuel: Cravinhos, líder “harleyro”, hoje andando no céu.
– Se lhe fosse dada a chave do passado, entraria por qual porta?
Emmanuel: Rio de Janeiro, década de 60.