Passagem só de ida

O Animador de Velórios dos Campos Gerais acaba de receber um convite de trabalho com salário astronômico. Nada mais nada menos do que acompanhar a primeira equipe, selecionada entre 200 mil pessoas, para uma viagem só de ida para colonizar o planeta Marte.

“A princípio – respondeu o Jaguara – não costumo ir para não voltar! Mas se me derem total liberdade de trabalho e a possibilidade de escolher os componentes de minha esquipe, terei o maior prazer de encarar uma viagem de sete meses até Marte, só pelo prazer de deixar por lá uma penca de trastes que só servem para incomodar aqui na terra”.

Conforme o convite do Projeto Mars One, que em 2023 pretende levar astronautas para colonizar o Planeta Vermelho, quem tiver a coragem de encarar uma viagem de sete meses até Marte, enfrentar problemas como raios cósmicos e microgravidade e ficar por lá o resto da vida, à temperatura de menos 60.º centígrados e sem oxigênio no ar, não vai ganhar mais nada além de poder se livrar da sogra, dos chatos, petistas e tucanos fundamentalistas e, definitivamente, dos políticos corruptos.

A viagem sem volta já seduziu 202.586 pessoas de todo o mundo. Segundo a coordenação do projeto, representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a jornada ao fim do mundo, inclusive do Brasil (5%). Destes brasileiros que pretendem chutar o pau da barraca, presume-se que sejam os seguintes: os sem água de São Paulo; os sem terra do Paraná; os sem teto das capitais; os sem camarotes no Sambódromo do Rio de Janeiro; os sem trio elétrico da Bahia e os sem auxílio moradia do Judiciário.

Sonho antigo do engenheiro mecânico holandês Bas Lansdorp, que em 2011 vendeu sua participação numa companhia de energia eólica para se dedicar ao plano ambicioso de colonizar Marte, a equipe da viagem sem volta garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá.

A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo, condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Isso também ajudará a produzir ar para a base, juntamente com o nitrogênio e o argônio filtrados da atmosfera marciana. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilos de oxigênio. Frutas, verduras e legumes cultivados hidroponicamente constituirão o cardápio cotidiano. Além disso, naves levarão abastecimento da Terra em intervalos regulares.

Com as malas prontas para Marte, o Animador de Velórios dos Campos Gerais já tem uma lista das pessoas que vai convidar para participar de sua equipe precursora. Entre eles, o lutador Anderson Silva, comprovadamente vitaminado para desafiar os marcianos; os passageiros do camburão de Francischini; do ex-diretor Paulo Roberto Costa ao doleiro Alberto Youssef, todos os envolvidos nas falcatruas da Petrobrás, inclusive os políticos suspeitos de sempre.