Para entender a falcatrua

O relatório final da Polícia Federal confirma o quase caduco escândalo do mensalão, a falcatrua do desvio de dinheiro público para a compra de apoio político no Congresso. Para recordar o caso, algumas palavras e seus significados, com explicações úteis para facilitar a compreensão dos fatos e facilitar a leitura.

AMBÍGUO – O presidente Lula fez um papel ambíguo. Ele sustentava que a coisa não estava preta nem branca. E se hoje perguntam se está cinza, ele contesta e ainda insiste que não sabia de nada.

BANQUEIRO – Senhor que emprestava guarda-chuvas ao PT quando fazia sol e, quando caiu a tempestade, os pediu de volta.

CAMPANHA POLÍTICA – É um negócio como outro qualquer e que, agora se sabe em detalhes, é muito mais cara do que qualquer partido político honesto pode pagar.

CAIXA DOIS – É um recurso financeiro. Leia-se “recursos não contabilizados”.

DELÚBIO – Neologismo de “dilúvio”. O que comprova a tese de que a única coisa que impede a Deus de mandar um segundo dilúvio é que o primeiro foi inútil.

ÉTICA – Espelho, espelho meu, existe criatura mais ética do que eu? (Lula, ex-presidente da República).

MENSALÃO – Quem jurou que nunca ouviu falar de mensalão, recebia por semana.

MEMBRO DA BASE ALIADA – É um político que talvez seja obrigado a trabalhar, caso você não o reeleja.

NOBRE COLEGA – Expressão muito usada no poder legislativo e todos os senhores deputados e senadores assim se tratam entre seus pares. Exemplo: “O nobre colega não passa de um reles ladrão de galinhas”.

ORÉGANO – Tempero para pizza que caiu no gosto de gregos, troianos, italianos, peteus, pefeleus, peemedebeus e tucanos. No Congresso, é o que mais se sente no ar, além dos aviões de carreira.

OPERADOR: Sujeito que transporta e distribui malas, maletas, valises, frasqueiras e, principalmente, dólares na cueca.

PESSIMISTAS – Os membros da CPI estão divididos em pessimistas e otimistas. Os pessimistas acham que os milhões do valerioduto foram usados para custear campanhas políticas e que no Brasil campanha política é assim mesmo. Os otimistas temem que isso seja verdade.

RECURSOS NÃO CONTABILIZADOS – É um recurso semântico. Leia-se “Caixa 2”.

SECRETÁRIA – Por trás de um grande homem, existe sempre uma grande mulher e uma ótima secretária. E, como vimos no Mensalão, em certos casos a secretária conhece o homem melhor que a própria mulher.

VALERIODUTO – O Valério diz que o Dirceu, o Huguinho, o Zezinho, o Luisinho, o Donald, o Pluto e o Mickey, todos sabiam. Menos o Pateta…

ZELITE – Dona Zelite é uma venerável senhora, outrora cortejada pelo galante Luiz Inácio Lula da Silva. Sempre elegante, de bons modos cultivados no Country Club, passou um tempo rejeitada pelo PT mas “caiu na vida” com o Mensalão.