Fazendo um balanço deste primeiro turno, vamos premiar os maiores e piores destaques das eleições municipais de 2012.

continua após a publicidade

Troféu Greta Garbo – Ao prefeito Luciano Ducci, que deve se recolher ao Palácio 29 de Março, em obsequioso silêncio, com raras aparições na janela de seu tão invejado apartamento duplex do Edifício Mansão Le Mirage, no Batel.

Troféu Pinóquio de Ouro – Vai para o companheiro Ibope, por sua contribuição à “matemágica” e pelo desenvolvimento de novos e sensacionais truques de prestidigitação.

Troféu Jim Jones – Vai para o senador Roberto Requião, ao ordenar aos seguidores de sua seita o apoio incondicional a Ratinho Júnior no segundo turno.Pastor Jim Jones, o maluco que levou para o suicídio em massa os fieis do Templo do Povo, deverá ganhar uma estátua na sede do PMDB. 

continua após a publicidade

Troféu Fênix – Ao ex-governador Orlando Pessuti. Ao ressurgir das cinzas, conseguiu eleger seu filho Bruno vereador em Curitiba e sua irmã Neusa prefeita de Jardim Alegre. 

Troféu Teflon – Ao governador Beto Richa, por sua incrível capacidade de não se grudar no fracasso e, na aparência, sair limpinho para nova fritada.

continua após a publicidade

Troféu Arco-íris – Para Gustavo Fruet, que saiu da boca de urna com as mais variadas e inimagináveis cores na paleta de sua prolixa rede de simpatias. Com destaque ao tom dourado de Jaime Lerner, que agora vai fundar uma nova ideologia: o “marxismo-lerninismo”.

Troféu Mick Jagger– O apelido do deputado federal Rubens Bueno, vice na chapa de Luciano Ducci e cuja filha, Renata Bueno e o genro,Juliano Borghetti não se reelegeram, agora é o Mick Jagger do Paraná. O prêmio será entregue pelo ex-vereador Cláudio Derosso.

Troféu Verde Que Te Quero Verde – Com o candidato mais votado, a bancada vegetariana na Câmara dos Vereadores de Curitiba, junto com a lâmpada maravilhosa de Aladim, promete resolver não só os problemas do Curitiba, como também do Coritiba.

Troféu H. Stern – Gente é feita para brilhar. Por cortesia da joalheria, Bruno Meirinho, do PSOL, vai levar um anel de brilhantes como prêmio de consolação. A entrega será na Boca do Brilho, na Praça Osório.

Troféu Fígaro – Para o ex-prefeito Rafael Greca. Terminadas as apurações, Rafael e Margarita seguiram a rotina de sempre e foram vistos saindo do restaurante Île de France como se estivessem saindo de uma ópera no Teatro alla Scala, em Milão, felizes para sempre.