O sobrenatural

Vamos relaxar e gozar. O mês de agosto começa na próxima quarta-feira. Faltam apenas cinco dias. Senhores passageiros, apertem os cintos que agosto vai decolar.

A superstição é a filha mais velha do medo; e a filha mais nova é a precaução. Por supers-tição ou precaução, agora mais do que nunca precisamos manter distância dos aeroportos. Até os romanos já sabiam que em agosto a tragédia rondava os ares: acreditavam na existência de um dragão enorme, horrível, que, cuspindo fogo pelas narinas, passeava no céu durante todo o mês de agosto. Na Argentina, quem lava a cabeça no mês de agosto está chamando a morte. Entonces, como dizem em Buenos Aires, ?yo no creo en pelos sebosos, pero que los hay… los hay!?.

?É preciso apenas viver para poder esperar?, disse Getúlio Vargas num mês qualquer de 1949. Palavras premonitórias. Na manhã do dia 24 de agosto de 1954, Vargas recolheu-se aos seus aposentos e suicidou-se com um tiro no peito. 24 de agosto, lembre-se: é o dia das sogras e a data de todos os exus nos candomblés brasileiros

Na espera do destino, fui prever o futuro agosto com o mesmo método e inspiração do antigo cartomante e mestre cervejeiro alemão que viveu no século 16, em Heidelberg: ele jogava 12 tampinhas de cerveja (da mesma forma como se jogam búzios) e, depois de beber todas as 12 garrafas, revelava o nosso destino.

Joguei 12 tampinhas de cerveja para o ar e, pelas posições em que caíram, formaram uma palavra com 12 caracteres: s-o-b-r-e-n-a-t-u-r-a-l.

Sobrenatural – que ultrapassa o natural; que não é atribuído à natureza; extraordinário; acima de sua natureza, sobre-humano; diz-se de tudo que é ligado à ação da graça divina, por estar acima da essência e do agir da criatura. Se acrescentarmos, então, um ponto de exclamação, o adjetivo torna-se assustador, assombroso! Na linguagem das tampinhas das garrafas, a etimologia nos diz que este mês de agosto nos trará surpresas inimagináveis.

Depois de beber doze garrafas de cerveja, abri outras doze e, antes de jogar as tam-pinhas da mesma forma como se jogam búzios, perguntei: ?O que o governo Lula nos reserva para este agosto??.

Inacreditável. Na queda, as tampinhas fecharam um circulo perfeito. Simetricamente postadas, como se o caos estivesse, enfim, enclausurado num círculo. Isto – segundo o método do antigo cartomante e mestre cervejeiro alemão – significa que o presidente Lula vai concluir em agosto a reforma ministerial, depois de conturbados seis meses da posse.

Isso é sobrenatural, acima da essência e do agir da criatura.

Dos mistérios federais, para os enigmas estaduais. Outras doze tampinhas lancei à mesa, depois de perguntar: ?O governador Roberto Requião viajou para Nova York, onde vai celebrar os dez anos do lançamento das ações da Copel no mercado americano, e vai retornar em pleno agosto. Por precaução, o governador não de-veria empreender a viagem de volta no mês de setembro??.

Impressionante. Onze tam-pinhas de garrafas formaram um semicírculo, sendo que a restante se postou exatamente no ponto convergente das semelhantes.

Foi o que disseram as tam-pinhas das garrafas: assim que retornar, o governador vai convocar, no Sindicato dos Jornalistas, uma entrevista coletiva para relatar o sucesso da viagem.