Enquanto ainda estão em lua-de-mel com a vitória, o casal Márcia e Gustavo Fruet precisa tomar uma decisão das mais amenas para o futuro de Curitiba. A Copa do Mundo se avizinha, bem ou mal a Arena da Baixada toca as obras do puxadinho, a Ponte Estaiada promete ser a segunda maior atração turística da cidade (depois do buraco do metrô) e a pergunta que se faz ao futuro prefeito é a seguinte: – O “carneiro afrodisíaco” será o prato oficial de Curitiba na Copa do Mundo?

continua após a publicidade

Requer urgência essa questão, pois até as baianas já estão mobilizadas para garantir o “acarajé” como o prato oficial da Copa do Mundo na Bahia. Pelas regras da Fifa, fica proibida a presença de ambulantes em um raio de dois km ao redor dos estádio, daí que a reivindicação das baianas pode proteger outras comidinhas típicas regionais. Em Minas Gerais temos o clássico “feijão tropeiro”, carro-chefe no cardápio do Mineirão com feijão com farinha, arroz, bife, torresmo e ovo.

Nos estádios paulistas servem os tradicionais “espetinho de gato” e “bife no pão”. Os gaúchos fazem questão do churrasco até no futebol e, de sobremesa, biscoitos recheados. O Maracanã tem um cardápio variado: cachorro-quente, ovo de codorna, biscoito de polvilho e mate gelado.

Em Curitiba são várias as opções: “carne de onça”, pernil com queijo, pão com duas vinas, pinhão de sapecada ou até a tradicional polenta com galinha frita de Santa Felicidade poderia ser uma das nossas iguarias na Copa do Mundo. Petiscos que agora podem disputar com o “carneiro afrodisíaco”, criação do ex-prefeito Maurício Fruet, a primazia de ser o prato oficial de Curitiba na Copa do Mundo.

continua após a publicidade

Para que ainda não experimentou, este é a receita da família Fruet: Pernil Hampshire Down de mais ou menos 3kg / 1 copo de vinagre de maçã / 1 litro de vinho branco seco / 1 copo de shoyu / 2 colheres de mostarda de Dijon / 16 maracujás / 10 folhas de louro / 20 folhas de hortelã / 1 gengibre pequeno ralado / pimenta-do-reino caiena / pimenta-do-reino branca / 5 dentes de alho / sal / 2 gotas de essência de catuaba / 10 gramas de guaraná em pó / 15 gramas de amendoim verde esmagado / 100 gramas de Massolin di Fiori (coquetel de ervas finas dos Alpes, encontrado em Pergine – região trentina da Itália) / 6 gramas de pó de chifre de rinoceronte branco / 20 gramas de poção Muchugun, um segredo de família.