“A chave de toda a ciência sem dúvida é o ponto de interrogação!”

continua após a publicidade

A frase, exclamativa, é do escritor francês Honoré de Balzac, nascido em 20 de maio de 1779 e falecido no dia 18 de agosto de 1850 — justamente há 164 anos.

No ano passado (07/10/2103) publiquei esta crônica abaixo que, em síntese, terminava com o seguinte ponto de interrogação:

— Quem é Marina Silva?
*********
Dizem que a verdadeira Marina Silva está guardada num cofre cujo segredo ninguém sabe. Até ontem, Marina era o Lula anteontem. Bem por isso, talvez seja ele o único que a conhece na intimidade. Na intimidade do poder, é claro.Conforme saiu na coluna de Ancelmo Gois, no jornal O Globo, Lula contou para um amigo que, graças a Deus, literalmente, segurou Marina Silva em seu ministério por, pelo menos, mais um ano, entre 2003 e 2008. Foi assim. Acompanhada do seu conselheiro religioso, Marina procurou o então presidente para dizer que “Deus tinha aconselhado ela a sair do governo”.  No ato seguinte, Lula pediu um tempo para responder e, pouco tempo depois, procurou Marina para contar a novidade:
– Falei com Deus e ele pediu para você ficar!

continua após a publicidade

Determinada a se eleger presidente da República para “superar velhos hábitos e vícios da política brasileira” (no velho estilo dos salvadores da pátria), o Todo Poderoso não ajudou Marina a montar um partido no prazo exigido por lei. Mesmo assim, como uma brasileira que não desiste nunca, Marina é agora a musa inspiradora do pernambucano Eduardo Campos (PSB).
Conta o advogado Luiz Fernando Pereira que sua mãe Marlene Pereira, ainda moça e solteira, tinha um admirador que era poeta sem nunca ter sido. Recebia cartas de amor muito bem escritas e ficava especialmente impressionada com a capacidade literária do pretendente. Um dia descobriu que o moço copiava tudo de um livrinho de modelos de cartas de amor. Depois de descobrir os plágios, respondeu assim ao receber a carta seguinte: “Gostei muito da carta copiada da página 23. Minha resposta está na página 12.”.

Pararam as cartas. Sumiu o pretendente. Sorte de Luiz Fernando, Denise e Luciana Pereira. A musa Marlene Pereira casou com o ex-governador do Paraná Mário Pereira e são felizes até hoje.

continua após a publicidade

Especialista no assunto, precisamos consultar dona Marlene Pereira acerca das verdadeiras intenções de Eduardo Campos com Marina Silva. Seria ele mais um a plagiar suas cartas de amor? Ou seria ela uma poetisa de falsos versos?