O metrô e as vaquinhas

O metrô de Curitiba nem recebeu o primeiro buraco e já ganhou a simpatia da maioria (80%). Uns e outros são do contra, mas o que seria da cidade sem bisbilhoteiros como Cândido Gomes Chagas (há dezenas de anos vem brigando com a indústria da multa e só agora a Justiça lhe ouvidos) e de figuras iguais ao Rafael Greca de Macedo?

Reunido com a atual confraria do PMDB, o ex-quase tudo (de vereador a ministro) animou a plateia mostrando-se contra o metrô. Segundo o peitudo (é preciso ter muito peso para andar na contra mão do metrô), o projeto em voga é “frágil, ridículo, estreito e limitado quando comparado aos 1.750 quilômetros de linhas de ônibus”.

Uma das injustiças que fazem com Rafael Greca é considerá-lo um gordo, quando é simplesmente pleno. Assim pleno, Rafael deveria ser eleito desde já “animador cultural” do metrô de Curitiba. Com 14,2 quilômetros de extensão, o metro terá 13 estações construídas. Com os espaços das canaletas devolvidos aos pedestres, teremos uma fabulosa ciclovia e um gigantesco calçadão para a instalação de equipamentos como playground, quiosques, teatros e cinemas ao ar livre, espaços para exposições abertas, apresentações musicais nas áreas subterrâneas e tudo o mais que a criatividade de Rafael Greca possa imaginar.

Com as canaletas transformadas em bucólicos passeios, a cidade também vai precisar rever velhas leis do código de posturas. Chama a atenção, por exemplo, o artigo 751, que proíbe “cavalgar em disparada em vias públicas”. Criado em 1953, o código atual tinha 921 artigos (se ainda não foram modificados). De tão caduco, o artigo 773 dizia que, para não serem multados, os empresários de cinemas e teatros devem “impedir que os espectadores, sem distinção de sexo, assistam às funções de chapéu à cabeça”.

Sem esquecer que Rafael começou na vida pública como coordenador da Casa da Memória, precisaremos de alguém para rever o artigo número 888, onde diz que é proibida a ordenha de vaca em via pública. A regra era muito importante para a época em que não havia controle sanitário. No entanto, muito em breve veremos vaquinhas pastando na superfície do metrô.