Com receitas antológicas da cozinha portuguesa, um dos mais irresistíveis pratos da Cervejaria Trindade vem acompanhado de uma lenda: Raimundo Antônio de Bulhão Pato (1824-1912) era um espanhol (de Bilbao) filho de portugueses e muito supersticioso, jamais se sentava à mesa com 13 pessoas. Personagem do escritor Eça de Queiroz, assim foi descrito por um poeta da época: “Era ele homem fatal de sua geração, tipo viril, encarnação ideal de apetites românticos e soberanos das mulheres”. 

continua após a publicidade

Gastrônomo compulsivo e cozinheiro muito respeitado, o irresistível Bulhão deixou receitas famosas como açorda à andaluza, arroz opulento, perdizes à castelhana e, como não podia deixar de ser, lebre à Bulhão Pato. Ironicamente acabou conhecido por um prato que não é seu, mas de um amigo dono de restaurante em Lisboa: Amêijoas à Bulhão Pato.

Amêijoas é um pequeno marisco da Estremadura (região litorânea na altura de Aveiro e Coimbra) que se parece com o berbigão brasileiro. A receita está no livro “Fernando Pessoa, uma quase autobiografia”, de José Paulo Cavalcanti Filho:

Amêijoas à Bulhão Pato

continua após a publicidade

Ingredientes: 2 kg de amêijoas (berbigões); 2 dl de azeite; 4 dentes de alho; 1 molho de coentro; 1 limão grande; sal e pimenta.

Preparo: deixe as amêijoas (berbigões) de molho em água com sal, durante 2 ou 3 horas. Antes de cozinhar, escorra e passe por várias águas, Corte os alhos em rodelas e pique o coentro. Ponha no fogo um tacho com azeite e alhos. Quando estiver quente, junte o coentro e deixe até que estalem. Acrescente as amêijoas (berbigões) e tape, com cuidado de ir virando as amêijoas (berbigões) para que passem por baixo. Quando estiveram todas abertas, retire-as do fogo e tempere com pimenta e sumo de limão a gosto.

continua após a publicidade

Há quem prefira assim, modestamente. Mas na Cervejaria Trindade as amêijoas (berbigões) vêm com muito mais alho (bem picadinho) e abundando no azeite de oliva.