O encanador espanhol

Nunca foi tão repetido este velho ditado espanhol: “No creo em brujerias, pero que las hay, hay”.Com a bruxa passando prolongadas férias na Europa, a Espanha tem agora o maior índice de desemprego da zona do euro: 24% em maio. E como se não bastassem os incêndios que a bruxa vem provocando na divisa com a França, os títulos da dívida pública espanhola estão botando mais medo no mercado do que os chifres dos touros.

“Falar em touros não é o mesmo que estar na arena”, dizem também os espanhóis aos turistas que assistem ao desfile dos “parados em macha”, centenas de espanhóis desempregados que viajaram centenas de quilômetros a pé até Madri, para protestar contra o governo do primeiro-ministro Mariano Rajoy e a forma como ele está lidando com a crise econômica no país.

No meu livro “A Banda Polaca – Humor do imigrante no Brasil Meridional”, escrevi a seguinte introdução:

 “Num domingo de maio de 2005, os franceses foram às urnas acompanhados pela sombra do preconceito e elegeram para inimigo público da comunidade europeia um operário com o ofício genérico de “encanador polonês”. Símbolo da mão-de-obra barata que invadiria o mercado de trabalho e que ocuparia as vagas dos nascidos na França. Naqueles idos de maio, o índice de desemprego no país ultrapassou a marca dos 10% – chegou a 20% em 2006 – e pesquisas de opinião mostravam que era essa a maior preocupação dos eleitores franceses”.

“Em resposta ao preconceito, à agressão e ao mau humor, os polacos responderam numa linguagem que eles conhecem bem: o bom humor. A Polônia lançou em toda a Europa uma campanha publicitária mostrando um jovem, belo e sensual encanador polaco, com o objetivo de atrair turistas, especialmente as belas e elegantes turistas francesas”.

– “Vou continuar na Polônia, venham, todos para cá” – dizia o belo mancebo, em um pôster onde o encanador Piotr Adamski, 21 anos, segurava canos, ferramentas e lançava um olhar de deixar Catherine Deneuve transpirando sensuais perfumes”.

**********

Sete anos depois, milhares de espanhóis estão perambulando pelo mundo em busca de empregos. Antes o polaco, agora é o “encanador espanhol” a fazer sucesso entre as mulheres.