O Efeito Popadiuk

Muito discretamente, o jornalista Celso Nascimento revelou um dos mais guardados segredos de Curitiba. Na última nota de sua coluna de ontem na Gazeta do Povo saiu a seguinte indagação: “Por quê? – Não surpreende o alto nível de aprovação (74%) que Beto Richa ostenta, segundo constatou o Paraná Pesquisa (sondagem publicada sábado na Gazeta). É regra: quase todos os governadores e prefeitos de Curitiba sempre aparecem como campeões de aceitação popular. Até Requião figurou nessas listas. Interessante mesmo foi a resposta dada pelos entrevistados que aprovam a administração de Richa: a maioria deles não soube apontar razões para aprovar”.

Como pouquíssimos sabem, os restaurantes italianos de Santa Felicidade são servidos por uma única e gigante cozinha que, através de dutos subterrâneos, abastece a todas as cantinas do bairro, do mundialmente famoso Madalosso ao pitoresco Cascatinha. O segredo de Santa Felicidade é o segredo das pesquisas de opinião em Curitiba. Assim como é orquestrado o provimento de frango com polenta, as pesquisas são orquestradas pelo que se chama sigilosamente de “Efeito Popadiuk”, um boteco do Bigorrilho onde se reúnem os legítimos formadores de opinião da cidade. Para fazer parte deste restrito sodalício são necessários dois requisitos: ter ao menos uma consoante no nome e comprovada capacidade de dissimulação.

O “Efeito Popadiuk” pode parecer hipocrisia, mas no fundo se trata de pura malícia em defesa da cidade. Bom exemplo foi o caso daquela eleição em que Roberto Requião ganhou de Osmar Dias por míseros votos. Pelas pesquisas, Requião estava disparado na frente. Abertas as urnas, o “Efeito Popadiuk” quase matou Requião do coração e foi grande o foguetório no Bigorrilho.

Em Curitiba até os espelhos pensam duas vezes antes de refletir a verdade. Com intenções assim dissimuladas, explica-se a regra que aponta todos os governadores e prefeitos de Curitiba como campeões de aceitação popular.

Agora que Celso Nascimento revelou a chave do enigma, convém ao prefeito e ao governador tomar um aperitivo de vez em quando no bar do Popadiuk. Se a cerveja vier quente e o “zrazy” (bolinho de carne à moda da casa) estupidamente gelado, algo há de errado.