Porque hoje é sábado, um passarinho nos contou que, bem antes da primavera,o prefeito Gustavo Fruet vai apresentar o novo projeto para a ocupação do Passeio Público. Assim que sair da prancheta, o presidente do IPPUC, Sérgio Póvoa Pires, irá chamar amigos e admiradores do parque do coração da cidade para os palpites e sugestões finais e, acatados os pareceres, o projeto será apresentado aos curitibanos.

continua após a publicidade

A expectativa é grande, pois não é de hoje que o parque mais antigo de Curitiba recebe ideias e sugestões para o futuro. Em 1887, por exemplo, a edição do jornal Dezenove de Dezembro noticiou que o “Sr. Dr. G. Lazzarini ofereceu ao diretor do Passeio Público desta capital uma `planta projeto´ para a construção dum Carroussel Aquático (Vasser-carroussel) muito aparente para ser colocado no centro do lago do nosso Passeio Público. É uma construção sumamente original, e muito própria para o divertimento público. Podem embarcar e navegar simultaneamente até 64 pessoas, comodamente instaladas, com a vantagem de dedicar-se cada qual às ocupações de sua predileção. As damas podem com toda a comodidade levar aí suas costuras e seu bordados.As que gostarem de música poderão cantar, tocar harpa, a cítara ou a rebeca. As amantes da pintura poderão reproduzir o esplêndido quadro que oferece aquele pitoresco lugar. Os cavalheiros podem em primeiro lugar remar, ler jornais, jogar xadrez, ou dominó, fumar, tomar cerveja, e finalmente entregar-se ao `dolcefarniente´. Como se vê, o tal `carroussel´ pode satisfazer a todos os gostos e a todas as exigências, ainda mesmo das pessoas mais difíceis. É uma verdadeira inovação `Yankee´que merece ser instalada entre nós”.

Pelo que se sabe, o extraordinário projeto do dr. Lazzarini nunca foi adotado pelo Passeio Público e até hoje ninguém sabe ao certo o que seria esse “Carrossel aquático”. Pelo descrito no jornal, seria um pedalinho gigante? Ou quem sabe um encouraçado `Yankee´, uma nave da marinha americana perdida no hemisfério sul?

Se alguém souber de mais detalhes do incrível carrossel do dr. Lazzarini, cartas para a redação. Talvez seja a Arca de Noé que os bichos do Passeio Público tanto esperavam.

continua após a publicidade