É preciso fazer uma revisão na teoria de que o aquecimento do planeta está provocando consequências catastróficas para a biodiversidade e para o ser humano. Antes restritas ao clima, com o inverno fazendo nevar no verão e a primavera florindo no outono, agora a inversão do calendário chega às raias da superstição.

continua após a publicidade

Além do Triângulo de Bermudas, que no futuro pode se deslocar para o Atlântico Sul, até o sinistro mês de agosto está avançando sua asa negra para o mês de julho: no dia 17 o avião da Malaysia Airlines foi abatido na zona separatista da Ucrânia, onde foram assassinadas 298 pessoas; no dia 23 o avião da TransAsia caiu em Taiwan, durante um pouso de emergência, matando seus 47 passageiros; e agora neste dia 24 o avião da companhia aérea Air Algérie, que havia partido do coração da África em direção à Argélia, desapareceu com 116 passageiros a bordo.

E para quem acha que as desgraças só acontecem no quintal do vizinho, este mês de julho a “Caetana” (a morte) nos levou assim, sem mais nem menos, Ivan Junqueira, José Ubaldo Ribeiro, Rubem Alves e Ariano Suassuna. No caso de Suassuna, segundo expressão de sua lavra, “a Moça Caetana já vinha se anunciado há algum tempo, mas o momento sempre é triste…”.

Desgosto não tem preferência, nem gosto.Ninguém sabe explicar por que agosto seria um mês assim lazarento. Em inglês se diz “august”, em francês “août”, em alemão “august”. Em Curitiba, os supersticiosos recorrem aos capuchinhos da igreja das Mercês para benzer o carro, a família e até a carteira de trabalho.

continua após a publicidade

As mulheres, sempre mais sensitivas, não casam no mês de agosto. O matrimônio em agosto significa ficar só, sem lua-de-mel e até mesmo viúva. Casar em agosto traz desgosto. Se o casamento não for realizado em julho, é bom deixar para casar em setembro, apagando o mês de agosto.

Em anos negros, todos os males do mundo aconteceram no oitavo mês do ano, que recebeu o nome dos romanos, em homenagem ao imperador Augusto. No dia 1.º de agosto de 1914 começou a primeira guerra mundial e em agosto de 1939 começou a segunda. Longe daqui, aqui mesmo, no dia 24 de agosto de 1954 o então presidente da República Getúlio Vargas se matou; forças ocultas fizeram com que o presidente Jânio Quadros renunciasse à presidência no dia 25 de agosto de 1961 e o resto deu no que deu.

continua após a publicidade

Com todo o respeito, 24 de agosto é o Dia da Sogra. Uma data como o diabo gosta: dia de todos os exus do candomblé, também é o Dia do Bode.

Que o Bode e a Caetana nos sejam leves.