?Quem não tem dinheiro,meios e paz, carece de bons amigos?, deve ter pensado René Simões, o atual técnico do Coritiba, quando vislumbrou a oportunidade de voltar ao futebol brasileiro. Técnico que alcançou notoriedade na carreira quando levou a seleção da Jamaica à Copa do Mundo de 1998, outro ponto alto de René Simões foi a medalha de prata com a seleção brasileira feminina nos Jogos Olímpicos de Atenas. No exílio, sua modéstia se escondia na sabedoria de um poeta:

continua após a publicidade

?A glória é como o círculo na água; nunca cessa de se dilatar até que, à força de se expandir, se perde no nada.?

Giramundo cansado, Simões viu no Coritiba uma bela oportunidade de voltar aos campos pátrios: ?Há instantes em que os homens são senhores do seu destino?, e René Simões telefonou para um bom amigo.

– Joel Malucelli? Aqui é René Simões.

continua após a publicidade

– Caro René, quanta satisfação!, respondeu no outro lado da linha o empresário todo-poderoso, que mantém com o técnico uma antiga e sincera amizade.

– Joel, fiquei sabendo que o Coritiba dispensou o Guilherme Macuglia e o presidente Giovani Gionédis está à procura de um novo técnico.

continua após a publicidade

– De fato, Simões!

– Joel, ?nós somos feitos do tecido de que são feitos os sonhos?. Por isso te confesso que gostaria muito de voltar para o Brasil como treinador do Coritiba. ?Somos senhores dos nossos pensamentos; mas é-nos alheia a execução deles?, por isso, caro Joel, ficaria eternamente grato se o amigo intercedesse por este seu humilde servo junto à diretoria do Alto da Glória.

– René Simões, vou ver o que posso fazer por você. Agora mesmo vou telefonar para o Gionédis.

– Meu querido amigo, só tenho a dizer que ?gratidão é o único tesouro dos humildes?.

No mesmo momento, Joel Malucelli ligou para o presidente do Coritiba:

– Gionédis, você já contratou treinador?

– Ainda não! Por que, Joel?

– É que eu tenho um excelente nome para indicar: o René Simões!

– René Simões!? Quem é esse?

******

No dia seguinte, Giovani entrou em contato com o técnico que botou a Jamaica na Copa do Mundo.

– René Simões, muito prazer!

O Joel Malucelli me adiantou que você é o homem que o Coritiba precisa. Antes de qualquer coisa, vou abrir o jogo: temos um teto salarial e daquilo não posso passar!

Giovani Gionédis então passou o valor máximo que o alviverde teria condições de pagar. Digamos, seria uma soma equivalente a 100 dinheiros.

– Pago 100 dinheiros, e não mais do que isso!, estipulou o presidente.

– ?Todos empreendimentos humanos têm uma maré enchente que, aproveitada em tempo, conduz à fortuna?, respondeu René Simões, acrescentando: ?Quem é orgulhoso a si próprio devora!?. Meu presidente, não aceito um salário de 100 dinheiros para dirigir o Coritiba. Faço questão de assinar o contrato por 90 dinheiros!

*******

No dia seguinte à apresentação do novo comandante ao elenco alviverde, o jornalista Augusto Mafuz assim o recebeu em sua coluna: ?Se ainda eu fosse repórter de rádio, e se cobrisse o Coritiba como há 25 anos, estaria exultante com a contratação de René Simões para treinador. Estudioso, é absolutamente perfeito na gramática portuguesa. Em um ambiente descontraído, é capaz de declamar Camões. René é o que os italianos identificam como ?um encantador de platéias?. Falar inglês é com René. Há quem jure ser capaz de arriscar no original dissertar um trecho de Sonho de uma noite de verão, de Shakespeare.

******

Com exceção das palavras, o que foi relatado acima é absolutamente fidedigno.

O que está entre aspas são frases de William Shakespeare, o bardo inglês.