Noel, Nicolau e Nicoleta

Assim como Maria e José, o casal Nicolau e Nicoleta tem só um filho. Noel é o nome dele. E as semelhanças param por aí, pois Jesus nasceu numa estrebaria e Noel na Maternidade Victor do Amaral. Além do mais, Nicolau e Nicoleta estão longe de viver na santa paz de Deus. Nessa época natalina o casal sofre de TPN, a moléstia dos nervos que arrepia a espinha aos primeiros acordes de “Jingle Bells”.

Ansiedade, culpa e “stress” acompanhados de um sininho que fica batendo intermitentemente no ouvido, são os primeiros sintomas da Tensão Pré Natal (TPN).Agravados com as belas decorações de Natal: quanto mais bonitas e luxuosas, mais nos sentimos culpados pelas misérias do mundo.

Como se não bastasse a TPN, agora o filho Noel quer a ceia de Natal com chester.

– Chega de peru! – bate o pé o birrento.

– Meu filho, desde sempre aqui em casa servimos o tradicional peru recheado! – pondera Nicolau – Por que agora haveremos de engolir esse tal chester?

– Peru é do tempo da vovó, quando eles eram criados a mamadeira no fundo do quintal! – debocha Noel

– Você sabe do que é feito um chester?

– É o que tem de mais macio. É puro peito, coxa e sobre coxa.

– E um frango biônico! – rebate Nicolau – Você já viu como é feita uma salsicha? Se não viu, não queira saber. Os chester são tratados a anabolizantes, me disse um criador.

– Ora, papai! O chester vem do cruzamento de linhagens especiais de frangos com o objetivo de obter um produto que possui teores maiores de proteína e menores de gordura. O melhoramento genético possibilita que a partir de matrizes reprodutoras se obtenha aves ricas em carnes nobres, não tão calóricas e com menos teor de gordura.

A ceia natalina ainda vai agravar a TPN em família. Pelo menos até a semana que vem, quando Nicoleta vai bater o martelo em favor do peru.

– Saudades dos natais de antigamente! – suspira dona Nicoleta.

– Querida, lembra da decoração natalina da casa do Dr. Hermes Macedo? Nas noites de sábado, era obrigatório apreciar as luzes da Avenida Batel.

O birrento Noel não se conforma com tanta nostalgia.

– Essa casa tá cheirando a naftalina. A única coisa boa que eu recordo é do Papai Noel do Prosdócimo, na Praça Tiradentes. Aquilo sim era Natal! Melhor, agora só no Shopping Mueller.

-Nicoleta, os meus sais!

– O que foi, Nicolau?

– É essa maldita TPN!