No topo do mundo da bola

Nascido para vencer longe do berço, o jornalista esportivo Lucas Duarte nasceu a 1500 quilômetros do Jardim Mercúrio – bairro de Curitiba que o acolheu quando veio de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. No Mercúrio, contam os amigos através das redes sociais, para fazer parte da turma do Lucas o critério era “o que você é”, e não “o que você tem”.

Em 2003, quando saiu de Curitiba para vencer na Espanha, Lucas Duarte já tinha quase tudo o que um jornalista precisava para botar o pé no Velho Mundo: formado em jornalismo pelas mãos do amigo e professor Valdir Cruz, Lucas atuou no jornal Lance, passou com louvor por esta Tribuna do Paraná com a bênção de Carlos (Charles) Roberto Tavares, trabalhou com o Thiago Recchia na extinta revista Los 3 Inimigos – e daqui saiu com a bagagem completa para abrir caminho nas ramblas de Barcelona. Depois dessa caminhada, ele pode dizer que já colaborou com os principais jornais, rádios e tevês da Europa.

Para se ter um vaga ideia do que é abrir caminho no mercado de trabalho em Barcelona – sendo a Catalunha um estado de São Paulo com bandeira e idioma própria e Andaluzia a Bahia de Dorival Caymmi -, o garoto do Jardim Mercúrio precisou fazer um doutorado em ginásticas e acrobacias de sobrevivência. Trabalhou de garçom e cozinheiro, o que pintasse, até chegar ao clube dos seus sonhos: o Fútbol Club Barcelona. E também para pagar os diversos cursos de comunicação durante os 11 anos em que vive na Espanha.

Hoje Lucas Duarte sabe de tudo e mais um pouco (em off) do que se passa dentro e fora do timaço de Messi e Neymar. Mas para sentar em sua cadeira cativa na tribuna da imprensa do Camp Nou, onde conseguiu o galardão de ser o jornalista brasileiro que mais tempo cobriu o FC Barcelona, o piá de Curitiba precisava guardar muitas moedinhas de euro para tomar uma cerveja no fim de semana.

Mesmo sentado ao lado da tribuna de honra do Camp Nou, a privilegiada posição de Lucas dentro do mais bem organizado clube do mundo não quer dizer que agora tenha euros sobrando na algibeira. Está em boa situação, mas não tudo aquilo que um jornalista em início de carreira imagina. O que sobra de verdade para Lucas – além da amizade com os maiores nomes do futebol mundial – é muito, muito trabalho. Editor do site em português, do twitter e do Facebook do FC Barcelona, entre reportagens, textos, entrevistas exclusivas, traduções e edições de fotos, quase não tem tempo para pendurar as chuteiras na ensolarada Andaluzia, de bem com a vida e com a profissão.