Nada de menos

Alvíssaras! A fila de candidatos a prefeito de Curitiba cada vez aumenta mais. Além dos dois “pole position” que saíram cantando pneus, Luciano Ducci e Gustavo Fruet, apareceram como pré candidatos a bela vereadora Renata Bueno e o ex-prefeito Rafael Greca, agora ladeado do conselheiro (que foi sem nunca ter sido) Maurício Requião.

Exilado em sua chácara na Ilha de Elba de Pinhais, Rafael Greca ganhou dos vizinhos o apelido de “cuco”: depois da última debacle eleitoral, muito de vez em quando bota a cabeça pra fora da porteira. Como gosta de tiroteio e raramente erra o alvo, em uma de suas últimas aparições derrubou os adversários com uma só bala.

– Todos os candidatos estão prometendo menos do que a nossa Curitiba já tem.

Novamente postulante ao cargo, o ex-ministro da “nau capitânia” promete muito mais que a bela coleção de Faróis do Saber, hoje não só mais um dos ícones da cidade, como também nome de aperitivo: o “Uísque Farol do Saber” consiste de três doses generosas de um bom escocês, copo fino e alto, com muito gelo ultrapassando a borda. A forma do copo, o amarelo do uísque e o brilho do gelo fazem lembrar um Farol do Saber. Principalmente porque, depois do segundo copo, qualquer um se torna inteligente. Assim como o próprio Greca o é, ao natural ou calibrado.

Com efeito, Rafael Greca está cheio (pleno, digamos) de razão. Nos últimos anos nossos candidatos a prefeito prometem menos do que Curitiba já tem, e merece. Ânimo, senhoras e senhores pré-candidatos! Tentem, inventem, façam uma Curitiba ainda mais diferente. Sejam meninos maluquinhos, fujam do internato e das regras de comportamento para fazer serenata à namorada com um rock pauleira. E proponham à amada fugir na madrugada. Ela espera suspirosa por uma proposta indecente. Engomadinhos, os meninos não vão conseguir tirar nenhuma moça para dançar. As meninas não vão querer bailar quatro anos com pretendentes anódinos e amorfos. Nas “soirées” da vida, os rapazes mais atrevidos é que conquistam as mais belas garotas.

Curitiba costuma expulsar do templo os profetas do menos. Só escuta e acolhe os profetas do mais. A imaginação de Curitiba não aceita o que for de menos, queremos e merecemos tudo o que for de mais, além da imaginação.

Abraço e bênção

Me despeço com um abraço nos mais novos, peço a bênção dos mais velhos, e em férias saio a flanar pelas ruas de Paris. Entretanto, para não ficar mal acostumado, duas vezes por semana (às segundas e quintas) tenho encontro marcado com esta Tribuna. Se a preguiça assim permitir.