Na tampinha da garrafa

Último cabalista cervejeiro do Brasil meridional, Horácio Braun faleceu no dia 24 do mês passado. O meu querido amigo de Blumenau previa o futuro com o mesmo método e inspiração de antigo cartomante e mestre cervejeiro alemão que viveu no século 16, em Heidelberg, Alemanha: jogava 12 tampinhas de cerveja (da mesma forma como se jogam búzios) e, depois de beber todas as 12 garrafas, revelava o nosso destino.

Sempre que abria o verão, tínhamos encontro marcado na pequena enseada da ?Caixa d?Aço?, em Porto Belo (SC), no bar flutuante ?Balanço do Mar?, ancorado em meio a desfrutável criação de ostras e mariscos. Neste último final de ano, talvez pressentindo que a fila estivesse correndo muito depressa, Horácio Braun me repassou os sinais cabalísticos do século 16 para prever eventos futuros.

Joguei 12 tampinhas de cerveja (da mesma forma como se jogam búzios) e, depois de beber todas as 12 garrafas, perguntei para o espírito de Horácio Braun: ?A Copa do Mundo de 2014 também será realizada em Curitiba??

As doze tampinhas de garrafas foram unânimes: ?Sim, teremos Copa do Mundo em Curitiba?.

Tornei a jogar as tampinhas de garrafas sobre a mesa e elas saciaram minhas dúvidas, além da minha sede.

Pergunta: Onde será construído no Paraná o novo e monumental estádio da Copa de 2014?

Resposta: No Pinheirão (foto), sobre o túmulo do Onaireves Moura.

Pergunta: Então o presidente da Federação morre antes da Copa?

Resposta: Diz o presente, Onaireves é uma alma penada que cava o próprio futuro no Pinheirão.

Pergunta: Quem vai reconstruir o estádio?

Resposta: Onaireves, com a parceria do governo do Paraná. Nunca vai ficar pronto, infelizmente, porque é da natureza dos empreendedores. Será mais uma das obras inconclusas, para não fugir à regra da administração pública.

Pergunta: Então será um meio estádio, como a Kyocera Arena?

Resposta: Será um estádio completo. Completo de problemas: de dia, vai faltar água de noite, vai faltar luz. Completamente coberto, estará completo de goteiras. E, para completar, a única drenagem que vai funcionar é o dreno dos cofres públicos.

Pergunta: Quais os países que virão jogar em Curitiba?

Resposta: Curitiba vai receber a atenção do mundo, com as quatro zebras das eliminatórias: Iraque, Afeganistão, Irã e Israel.

Pergunta: Além de toda a imprensa mundial e das forças de segurança da ONU, sobrará lugar para o grande público em geral?

Resposta: Esta será outra grande guerra. Todos os ingressos estarão reservados para o alto escalão municipal, estadual e federal, o poder Judiciário, vereadores, deputados e senadores, cabos eleitorais e parentes das autoridades. Somando-se ainda os convites reservados para a reeleição do presidente Onaireves Mora, uma enormidade.

Para a galera, de modo geral, restará o convite para pagar a conta.

***

À maneira do cervejeiro de Heidelberg, novamente joguei 12 tampinhas de cerveja (da mesma forma como se jogam búzios) e, depois de beber todas as 12 garrafas, fiz uma pergunta final: ?Depois da valente vitória dos vermelhinhos de Paranavaí, quem será o próximo campeão paranaense??.

Pela posição das tampinhas, o jogo do próximo domingo na Vila Capanema será equilibrado. Seis tampinhas caíram para o lado oeste, as outras seis caíram no leste.

As tampinhas que se posicionaram no lado de Paranavaí (oeste) estavam mais unidas; no lado do Paraná Clube (leste), elas estavam dispersas.

As tampinhas de garrafa não mentem: se neste domingo faltou gandula em Paranavaí, no próximo vai faltar cerveja.