Até os postes sabem que na campanha eleitoral o candidato é um mero detalhe; essencial é o colégio de marqueteiros. Onipresentes, só os postes conhecem as almas das ruas, sabem o que se murmura nas esquinas. Do alto, eles observam quem entra e quem sai, quem vai e quem volta, quem sobe e quem cai, quem conspira, quem trai, quem de fato importa e quem se proclama importante. Unidos por tantos fios, postes tudo ouvem, tudo veem, tudo sabem. A voz das urnas é a voz de Deus e a voz rouca de um poste é a voz de um sábio. O poste nos concedeu mais uma iluminada entrevista enquanto sustentava energia elétrica para o Centro Cívico.

continua após a publicidade

– Que lição podemos tirar deste primeiro turno?

POSTE: Muitos dizem saber mais do que aprenderam. No entanto, qualquer poste conhece as causa da debacle. Até os tucanos de alto coturno admitiram “perda total”, para usar o jargão das seguradoras. O prefeito Luciano Ducci saiu atropelando e foi se desgovernando no percurso. Não foi por falta de habilidade do piloto. Botaram pneus slick, pra seco, quando deviam usar pneus tipo biscoito, próprios para chuva. E não deu outra: choveu na reta final.

– Houve certa inabilidade do experiente copiloto Beto Richa?

continua após a publicidade

Poste: Ao que parece, Beto Richa também derrapou na curva do Tomate, a caminho do aeroporto para conversar de igual para igual com o Aécio Neves. Como informou o jornalista Celso Nascimento, apenas 76 dos 399 municípios elegeram prefeitos do PSDB. Esse resultado corresponde a 4,2% do eleitorado paranaense. E as cidades de maior importância na lista da “vitória” são Cambé (Norte) e Fazenda Rio Grande (região metropolitana de Curitiba).

– Na contabilidade geral, o PSDB saiu da batalha com as calças na mão. O que os postes enxergam ao longe?

continua após a publicidade

Poste: Como os números indicam, Gustavo e Ratinho decidem no segundo essa parada, mas o governador Beto Richa foi está no terceiro turno de 2014, provavelmente num bate-chapa com a Rainha do Pêssego.

-Rainha do Pêssego?

Poste: Ora, meu caro, até um poste sabe que a ministra Gleise Hoffman poderia ser tranquilamente a Rainha do Pêssego em Araucária. 

P – Isso sinaliza que a ministra seria uma candidata imbatível?

POSTE – O futuro ao subterrâneo pertence. Homens e postes, hoje estamos verticais, amanhã horizontais; quando todos os condutores se estenderão abaixo da superfície. Eu levo a luz; não levo à luz.