Tem uma piada judaica que, de certa forma, explica o retrato do Lula de mãos dadas com Paulo Maluf. É a história de um rabino que estava indo da sinagoga para casa, quando viu o piedoso e estudioso amigo judeu, muito mais inteligente, para quem usualmente perdia em argumentos e discussões. 

continua após a publicidade

O rabino começou a andar mais depressa, de modo que pudesse alcançá-lo, quando ficou horrorizado de ver o seu amigo e adversário entrar num restaurante chinês. Um restaurante não “kosher”, que serve comida impura segundo a lei judaica, tipo carne de porco, peixe sem escama, misturas de leite com carne etc.

Parado na porta, ele observou seu amigo falando com o garçom e gesticulando sobre um cardápio. Após um curto tempo, o garçom reapareceu trazendo um prato cheio de costeletas de porco, comida “treif” (impura), que o rabino não poderia suportar, nem pensar.

Como o seu amigo pegou a costela de porco e começou a saborear tamanho pecado, o rabino adentrou furioso ao restaurante e foi à forra.

continua após a publicidade

– Morris, o que é isso que você está fazendo? Eu vi você entrar nesse restaurante e pedir essa imundície! Agora você está comendo uma costela de porco! Violando tudo que nós conversamos sobre as leis dietéticas e com um aparente prazer e satisfação que não enaltece sua piedosa reputação!

Morris contestou:

continua após a publicidade

– Rabino, o senhor me viu entrar nesse restaurante?

O rabino anuiu com a cabeça que sim.

– O senhor viu eu pedir essa comida?

Novamente o rabino acenou afirmativamente.

– O senhor viu o garçom me trazer a comida?

De novo o rabino acenou que sim.

– E o senhor me viu comendo?

Confirmou novamente o rabino.

– Então, rabino, eu não vejo nenhum problema aqui. Todas as coisas foram feitas sob a supervisão de um rabino!

*********

Na comida “kosher” (pura, de acordo com a lei judaica), está escrito que foi supervisionada pelo rabinato. Portanto, assim sendo, é puro, é “kosher”. Na religião petista é mais ou menos a mesma coisa: sob a supervisão do Lula, tudo será perdoado.