Jaguara no velório do Chico

Jaguara, o Animador de Velórios dos Campos Gerais, foi ao velório de Chico Anysio e não contou para ninguém. Falou para a dona Cinelândia que ia ao leilão de cavalos crioulos da Estância São Rafael e, em vez de participar da maior festa dos últimos tempos nos Campos Gerais, no sábado à noite já estava na porta do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Ainda sem voltar para casa desde a madrugada de sábado (dona Cinelândia já estava torcendo que o marido tivesse sido leiloado com uma égua crioula), conseguimos localizar o Jaguara no morro da Mangueira.

– Fugiu com uma crioula, Jaguara?

– Olha o respeito. Estou aqui na comunidade da Mangueira com amigos de velhos Carnavais.

– A notícia de que você participou do velório do Chico Anysio deixou todos teus amigos, vizinhos e conhecidos cheios de orgulho.

– Posso dizer que representei à altura as tradições de luto dos Campos Gerais, mas devo reconhecer que minha atuação foi pífia no velório do mestre. Perto do Ziraldo, fui obrigado a me recolher à minha insignificância.

– O Ziraldo foi o animador do velório do Chico?

– Podemos dizer que sim, pois ele levou a família inteira pro guardamento: o Menino Maluquinho; Jeremias, o Bom; a Supermãe; o Mirinho e toda a Turma do Pererê. O Ziraldo para contar piadas de mineirinho é imbatível.

– Quem mais você encontrou?

– Luiz Fernando Verissimo. Daquele jeitão tímido (como dizem os gaudérios, mais encolhido que tripa grossa na brasa), estava acompanhado da Velhinha de Taubaté e do Analista de Bagé. Ela foi fazer café na cozinha do teatro e ele se acomodou no sofá do Municipal para atender ali mesmo uma penca de artistas da Globo. No mais, digamos que o velório foi bem familiar, pois até o cartunista Angeli se fez presente com a filharada: a Rê Bordosa; os Skrotinhos; o Meia Oito e o Nanico; o Bob Cuspe; e até a dupla Wood & Stock ensaiou uma cena de “Sexo, Orégano e Rock’n’Roll” para a Amely, a mulher de verdade da Pryscila Vieira.

– Aqui do Paraná só estavam você e a Amely?

– O Diogo Portugal levou a tiracolo o office-boy Elvisley, a manicure Marlene Marluce Catarina, a ex-prostituta Pamela Conti e o porteiro Ediomar. Mas quem chamou muita atenção no velório mesmo foi a Polaquinha do Dalton Trevisan, que chegou acompanhada do Dr. Pomposo Ribeiro com o Ary Fontoura.

– Para esclarecer as dúvidas, afinal, quantos Chico Anysio morreram no total?

– Só um. O Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho. Os outros Chico Anysio são imorríveis. Vão trabalhar ainda por muitos e muitos anos na telinha da Globo!