Para avaliar os 100 primeiros dias de Fruet no cargo, o Instituto Popadiuk fez alentada pesquisa. O levantamento foi realizado no dia 1º de abril, no mais tradicional boteco do Bigorrilho: o próprio Bar do Popadiuk.

continua após a publicidade

Em Curitiba a regra é clara: todos os prefeitos da cidade sempre aparecem bem nas pesquisas. Esta tolerância dos eleitores tem explicação. Como pouquíssimos sabem, os restaurantes italianos de Santa Felicidade são servidos por uma única e gigante cozinha que, através de dutos subterrâneos, abastece todas as cantinas do bairro. Do mundialmente famoso Madalosso às bizarras “ruínas” do restaurante Siciliano. O segredo de Santa Felicidade é o segredo das pesquisas de opinião em Curitiba. Assim como é orquestrado o provimento de frango com polenta, as pesquisas são orquestradas pelo Instituto Popadiuk, o boteco do Bigorrilho onde se reúnem os mais legítimos formadores de opinião da cidade. Para fazer parte deste restrito sodalício são necessários dois requisitos: ter ao menos uma consoante no nome e comprovada capacidade de dissimulação.

Na avaliação do prefeito Gustavo Fruet, o Instituto Popadiuk detectou que os curitibanos estão de olho mesmo é na Márcia Fruet: 100% acham a primeira dama muito simpática; 60% muito elegante; 30% opinam que a Margarita Sansone era muito mais elegante e 10% acham que ela não deve usar, de jeito nenhum, aqueles tênis brancos horrorosos do marido.

O Instituto Popadiuk ouviu 30 pessoas no transcurso da primeira cerveja no balcão do boteco: 30% acham que o único defeito de Gustavo Fruet é ser coxa branca; 20% exigem Barcímio Sicupira como Secretário para Assuntos da Copa e Cozinha; 20% querem urgente a inauguração da Linha Interbares entre o Bigorrilho e o Juvevê, com paradas no Portão, ÁguaVerde, Batel e Bacacheri; 15% querem uma fábrica da cerveja Serramalte em Curitiba; 10%  acham que o absurdo preço do tomate é culpa do Luciano Ducci; e 5% também concordam que aquele tênis branco com terno preto do prefeito é mais condizente para um administrador do Cemitério Municipal.

continua após a publicidade

Segundo o Instituto Popadiuk, quais são os principais problemas de Curitiba? Arrumar um táxi depois do aperitivo das sete, 60%; a distância da praia, 20%; a proximidade de São Paulo, 20%. Por último, todos os entrevistados pelo Instituto Popadiuk acham que essa conversa do metrô já cansou. Buraco por buraco, bom mesmo era o Buraco da Tatu: o velho bar onde serviam a melhor carne de onça de Curitiba.