Entre os cinquenta mil itens que ainda faltam para a conclusão da Arena da Baixada, o atacante Adriano era só o que faltava para o Clube Atlético Paranaense comemorar à altura os 70 anos do presidente Mario Celso Petraglia. Como se fosse a camisa nove o embrulho do presente, Adriano assinou contrato por ano, com salário fixo em torno de 100 mil reais e uma série de bônus relacionados a número de jogos, gols marcados, venda de camisas e patrocínios. Em troca, o Imperador se comprometeu com apenas duas cláusulas do contrato: suar em campo e perder a barriga. Nada mal, para quem estava a caminho de envergar a camisa nove do Mau Senso FC, o time onde Bruno, o antigo companheiro de Flamengo, é o goleiro titular.

continua após a publicidade

Em plena pré-temporada carnavalesca, com o bloco Garibaldis e Sacis já exibindo suas plumas e paetês na passarela da Marechal Deodoro, agora são duas as incômodas perguntas que a torcida atleticana tenta afastar de seus ouvidos: Vai ter Copa em Curitiba? Na quarta-feira de cinzas, Adriano volta aos treinamentos como Imperador ou Rei Momo?

A diferença entre um imperador e um Rei Momo é simplesmente a barriga. De resto, sobram o manto, a fivela, o anel e a coroa. Tal e qual a fantasia com que vai desfilar o novo Rei Momo de Curitiba. Um mancebo chamado Jonas dos Santos, que mais parece representante das academias de ginástica. Com o Rei Momo assim magrinho – um palito, para os padrões momescos -, agora o que se teme é que a Rua Marechal Deodoro se transforme numa passarela para o eleitorado politicamente correto.

Ao escolherem o esquelético Jonas dos Santos para restaurar na Marechal Deodoro as glórias do Rei Momo Bola – o falecido Reinaldo Azevedo, que saiu de Curitiba para reinar no Rio de Janeiro – o júri mostrou desconhecer as origens do Rei Momo e da Rainha do Carnaval. Segundo a tradição judaica, nas bodas de Ester e Aman teria nascido o casal de soberanos da folia. Aman seria a caricatura do festeiro; Ester o retrato da beleza. Assim sendo, todo Carnaval deveria ter uma rainha, apontada entre as belas do reino. E o rei seria apontado entre os gordos, bonachões e, naturalmente, apreciadores dos prazeres do sexo e da bebida.

continua após a publicidade

Terça- feira próxima, dia 18 de fevereiro, vamos saber se Curitiba vai ter Copa. E no dia 5 de março, quarta-feira de cinzas, veremos se Adriano nasceu para ser Imperador ou Rei Momo, o gordo seguidor de Aman nos prazeres do sexo e da bebida.